Comissão aprova novos limites para Parque da Ilha Grande (RJ)

A Ceca - Comissão Estadual de Controle Ambiental, Vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro aprovou nesta sexta-feira a definição de novos limites para o Parque Estadual da Ilha Grande, no litoral sul

  
  

A Ceca - Comissão Estadual de Controle Ambiental, Vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro aprovou nesta sexta-feira a definição de novos limites para o Parque Estadual da Ilha Grande, no litoral sul fluminense. Também determinou a suspensão, por 90 dias, do licenciamento outorgado pela Feema - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente para novas edificações ou reformas das já existentes na Ilha Grande.

O objetivo é manter o equilíbrio ecológico da Bacia da Ilha Grande. As decisões vão entrar em vigor quando a deliberação 4.181 for publicada no Diário Oficial, o que deve acontecer nos próximos dias.

Será criado também um grupo de trabalho, que terá um prazo de 60 dias para analisar propostas para novos limites do Parque Estadual da Ilha Grande. Para a Ceca, a garantia do equilíbrio ecológico da Bacia da Ilha Grande exige a necessidade de serem melhor definidos e explicitados os limites do parque. A área, administrada pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas, com cerca de 5.500 hectares, possui como atrações espécies nativas da Mata Atlântica, dezenas de cachoeiras e rios.

O grupo de trabalho será integrado por um representante de cada um dos seguintes órgão e entidades: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, IEF, Feema, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura do Angra dos Reis, Codig - Comitê em Defesa da Ilha Grande, Sapê - Sociedade Angrense de Proteção Ecológica, Associação de Hospedagem da Ilha Grande e Procuradoria Geral do Estado.

Fonte: Ascom Gov. do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em