Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado no Parque da Luz, em São Paulo

Neste evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o enfoque será estabelecer uma relação direta entre Saúde & Meio Ambiente, e o papel estratégico da comunicação e da educação na promoção da qualidade ambiental. A falta de abastecimento de á

  
  

Neste evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o enfoque será estabelecer uma relação direta entre Saúde & Meio Ambiente, e o papel estratégico da comunicação e da educação na promoção da qualidade ambiental.

A falta de abastecimento de água potável e saneamento e a qualidade da água degradada por contaminação ecológica, química e térmica – 80% de todas as enfermidades dos países em desenvolvimento são causadas pela escassez de água potável (não contaminada) e meio apropriados para a eliminação de excretas que aliadas à falta de higiene, provocam doenças diarréicas (1500 milhões de episódios/ano), tracoma e outras conjuntivites, a esquistossomose e a cólera.

Dados como esses que ressaltam a relação entre saúde e meio ambiente serão abordados durante o evento promovido pelo Centro de Educação Ambiental do Jd. da Luz, em São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

O evento é uma iniciativa do CEA-LUZ (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo), realização da empresa OAK Educação & Meio Ambiente e patrocínio da Reckitt Benckiser, através da marca Lysol.

Conta com o apoio institucional da AG Comunicação Ambiental, Agência Repórter Social, CRIA (Centro de Referência e Informação Ambiental) e Meu primeiro Programa, da Rádio Metropolitana.

A abertura se dará às 13h no Auditório da Fatec, seguido de palestras sobre o papel da educação e da mídia na preservação do Meio Ambiente.

Às 15h20 haverá apresentação da peça infantil “Samuca Contra os Microvilões”, parte integrante do Programa Alegria e Saúde, que desde abril vem percorrendo escolas de São Paulo, incentivando crianças a adotarem hábitos simples de higiene e promoverem a saúde.

Às 16h, haverá um show com a cantora Daniela Lasalvia. Ao final, os participantes serão convidados a realizar uma caminhada até o Parque da Luz.

Informação Adicional

“.....na Eco 92 ficou claro que as perspectivas de saúde dependem do desenvolvimento adequado e sustentável do meio ambiente natural e social. “A saúde depende de um meio ambiente equilibrado que, mantenha o ar , a água e a terra em ótimas condições, um meio ambiente onde não haja tanta pobreza, que tenha sob controle o modo de vida urbano, os produtos químicos e os vetores de enfermidades, o excesso de consumo e o subdesenvolvimento, a tecnologia e o comércio”.(Jornal da USP, 7 a 13 de junho de 1999)

Serviço :

Educação e Comunicação para o Meu Ambiente Saudável

Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2004

Auditório da FATEC

Rua Tiradentes,615

13h00 - 13h30 Recepção

13h30 – 14h Abertura

Centro de Educação Ambiental (CEA-LUZ, SVMA/PMSP)OAK Educação e Meio Ambiente

14h – 14h15 - Comunicação e sociedade - o poder da informação e a sua importância para a preservação do meio ambiente-Graça Lara - Jornalista, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, criadora do portal Ambiente Global - integrante da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

14h15 – 14h30 - O papel da imprensa na preservação do meio ambiente - Hélio Batista Barboza - jornalista, mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e editor da Agência Repórter Social.

14h30 – 14h45 -Educação para o meio ambiente-Jussara Carvalho – Engenheira, Mestre em Saneamento e Hidráulica, pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, secretária executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê

14h45 – 14h50 - Síntese

Rosana Filomena Vazoller - Bióloga, Mestre em Microbiologia e Doutor em Engenharia, pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, professor credenciado dos Programas de Pós-Graduação da USP em Engenharia Ambiental, Hidráulica e Saneamento, nas unidades da Escola de Engenharia de São Carlos,Escola Politécnica e Instituto de Ciências Biomédicas.

14h50 – 15h20 - Apresentação da peça “Samuca contra os Microvilões” CIA PIC NIC (N2) e CIA FUNGOS TEATRAIS

15h20 – 16h - Encerramento com número musical Show de Daniela Lasalvia

Fonte: Oak – Educação & Meio Ambiente

  
  

Publicado por em