Fernando de Noronha é um paraíso a ser preservado

Conta com dezenas de espécies de animais terrestres e aves marinhas, mas são as espécies marinhas que se destacam pela sua riqueza

  
  

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é internacionalmente conhecido pela sua biodiversidade e paisagens de tirar o fôlego.

Todavia, a falta de manutenção nas trilhas e a falta de estrutura para o visitante poderiam ameaçar este cenário.

Dessa forma, a EcoNoronha, concessionária que administra a visitação do Parque desde o início do ano, está trabalhando para que a conservação da biodiversidade seja prioridade em Fernando de Noronha.

Isso porque, o Parque conta com dezenas de espécies de animais terrestres e aves marinhas, mas são as espécies marinhas que se destacam pela sua riqueza, com cerca de 230 espécies, composta por moluscos, crustáceos, peixes recifais, tubarões, golfinhos, tartarugas marinhas, raias, e uma grande diversidade de corais e esponjas.

Entre elas, algumas precisam de uma atenção especial, pois estão ameaçadas de extinção, como as espécies aruanã ou tartaruga-verde (Chelonia mydas) e a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).

“É exatamente isso que precisamos preservar. Esta diversidade é única no planeta e nosso trabalho aqui começou com esta preocupação”, explica Celso Florêncio, gerente geral da EcoNoronha, concessionária que administra a visitação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha desde o final de 2011.

Segundo ele, a empresa previa melhorias e construções na ilha e, por isso, foram buscar alternativas sustentáveis para que o impacto ambiental fosse reduzido.

“Com isso chegamos na madeira biossintética, feita a partir de reciclagem de garrafas PET. Embora o custo fosse maior, consideramos que seria um investimento necessário para a preservação da região. Tomamos as precauções necessárias para preservar toda a região de mata nativa mesmo com o processo das obras”, ressalta Florêncio.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Juliana Hasse

  
  

Publicado por em

Daniel Calado

Daniel Calado

06/06/2012 17:35:01
Quero deixar esclarecido, que o site de vocês está de parabéns, não pela aparência, mais pelo conteúdo, e pelas noticias esclarecidissimas de nosso ambiente terrestre, sobre os mares, sobre plantações, sobre florestas, sobre campanhas contra o desmatamento entre outras ..
Muito grato porque sempre estarei visitando o site e a cada dia vendo atualizações das matérias, que nos deixam antenados sempre.
abraços! =)