Ibama estuda criação do Parque Nacional Marinho de Santa Cruz-ES

O IBAMA, em observância ao disposto no art.22, §2° e 3° , da Lei n 9.985, de 18.07.2000, e de acordo com o art. 5, § 1°, do Decreto n 4.340, de 22 de agosto de 2002, torna público que está estudando a criação de uma unidade de proteção integral na região

  
  

O IBAMA, em observância ao disposto no art.22, §2° e 3° , da Lei n 9.985, de 18.07.2000, e de acordo com o art. 5, § 1°, do Decreto n 4.340, de 22 de agosto de 2002, torna público que está estudando a criação de uma unidade de proteção integral na região costeira de Santa Cruz, no Estado do Espírito Santo.

A região foi considerada de importância biológica extrema no Seminário de Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade das Zonas Costeira e Marinha, realizado sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente em outubro de 1999, que recomendou a criação de unidade de conservação de proteção integral para a preservação dos atributos biológicos ali existentes.

A região apresenta um dos maiores bancos de algas calcárias do Brasil, importantes formadores do sistema recifal que é um dos principais mantenedores da biodiversidade marinha. Devido à relevância biológica da região e a forte pressão antrópica na região a unidade proposta requer proteção integral para assegurar a preservação destes atributos para esta e futuras gerações.

A população do entorno será altamente beneficiada pelo controle da qualidade ambiental pela geração de novas oportunidades diretas e indiretas de emprego e trabalho e pelo estímulo ao desenvolvimento regional de forma organizada e equilibrada.

Maiores informações sobre a área e mapas dos limites propostos podem ser obtidos no endereço do IBAMA na internet.

Qualquer sugestão ou contribuição para o processo de criação desta unidade deve ser enviada por correio eletrônico ou por correspondência para: IBAMA/Diretoria de Ecossistemas Coordenação Geral de Conservação de Ecossistemas Setor de Criação de Unidades de Conservação Consulta Pública Santa Cruz - ES SAIN - Av. L4 70818-900 BRASÍLIA - DF

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em