Ibama mapeia cobertura vegetal no Parque Nacional da Emas/GO

Uma equipe de 20 técnicos do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis está mapeando a cobertura vegetal em cerca de 400 propriedades do entorno do Parque Nacional das Emas, sudeste de Goiás. O monitoramento come

  
  

Uma equipe de 20 técnicos do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis está mapeando a cobertura vegetal em cerca de 400 propriedades do entorno do Parque Nacional das Emas, sudeste de Goiás.

O monitoramento começou na segunda-feira (25/4), e foi até segunda-feira (2/5). O mapeamento vai servir para o cadastramento e o georreferenciamentos de todas as propriedades do entorno de unidades de conservação.

Os produtos deste monitoramento permitirão a identificação do que sobrou de mata nativa e ainda permitirão ao produtor auxílio na seleção das melhores áreas para a produção e alocação de reservas legais.

Com estas informações o Ibama também poderá verificar as melhores estratégias de formação de corredores ecológicos que farão a interligação de remanescentes florestais com o Parque.

Os técnicos receberam um treinamento da The Nature Conservancy, no qual aprenderam a utilizar o GPS no georreferenciamento das propriedades e a lançar os dados em um banco com imagens de satélite.

A entidade tem mantido articulações com agencias ambientais de outros Estados na região do Cerrado para semelhantes oportunidades de capacitação.

Fonte: EcoAgência

  
  

Publicado por em