O Parque Nacional do Iguaçu vive dias de expectativa

O parque, que abriga em seu interior as majestosas Cataratas do Iguaçu, espera ultrapassar a marca de um milhão de visitantes em 2004.Entre 1º de janeiro e 15 de novembro, a bilheteria do Ibama já havia registrado 840 mil visitantes às Cataratas. Com

  
  

O parque, que abriga em seu interior as majestosas Cataratas do Iguaçu, espera ultrapassar a marca de um milhão de visitantes em 2004.Entre 1º de janeiro e 15 de novembro, a bilheteria do Ibama já havia registrado 840 mil visitantes às Cataratas.

Com o início do verão, a alta temporada, o Ibama estima receber 3,5 mil turistas por dia, em média.Desta forma, deve superar a marca de 1 milhão de visitantes , o maior movimento às Cataratas do Iguaçu dos últimos 16 anos. O recorde histórico foi obtido em 1987, um dos anos dourados do Plano Cruzado , quando as Cataratas receberam 1.084.000 turistas brasileiros e estrangeiros.

`Estamos perto de um número recorde, o que é muito bom para o turismo de Foz do Iguaçu e região. O Parque Nacional do Iguaçu se destaca como exemplo de desenvolvimento econômico sustentável que pode gerar emprego e renda para toda a região`, diz o chefe do parque, Jorge Pegoraro.

Nos últimos cinco anos, a exploração turística do Parque Nacional do Iguaçu foi terceirizada. O parque ganhou a melhor infra-estrutura do Brasil para recebimento de turistas.

Foram criados novos roteiros de aventura e ecoturismo. Além de um elevador panorâmico que garante vista privilegiada para as quedas mais impressionantes do mundo.

Ventos favoráveis

Os números, comparados às projeções da OMT (Organização Mundial de Turismo) e da Embratur, são favoráveis a Foz do Iguaçu.

A OMT aponta um crescimento no fluxo turístico de, no máximo, 10% entre os principais destinos do mundo. A Embratur contabilizou, entre janeiro e setembro, um aumento de 15% nos desembarques de vôos internacionais.

Já Foz do Iguaçu deve ultrapassar a casa dos 25%. A resposta é simples. Parte dos turistas argentinos e paraguaios que visita o Brasil cruza as pontes Tancredo Neves e da Amizade, mas não entra nas estatísticas da Embratur.

`Além deste tipo de turista que não entra nas estatísticas. Foz do Iguaçu recebe algo em torno de 25% a mais, além dos turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçu. São turistas de eventos, que participam de reunião de negócios, visitam outros atrativos, e por um motivo ou outro acabam não indo às Cataratas do Iguaçu`, aponta o secretário de Turismo, Airton José.

Nesse caso, segundo Airton José, a cidade de Foz do Iguaçu já ultrapassou a marca de um milhão de visitantes ainda nas primeiras semanas de outubro.

`Todos os setores reconhecem que há um esforço conjunto entre a iniciativa privada e o poder público na promoção e na divulgação de Foz do Iguaçu`, aponta o secretário. Outras duas evidências mostram o `destino Iguassu` em alta.

Nove hotéis lançaram pacotes especiais para festas de final de ano (Natal e Ano Novo) e prevêem lotação máxima no período. Alguns hotéis cinco estrelas da cidade já não aceitam reserva para o final do ano.

A operadora de turismo CVC comemora mais 18 mil atendimentos em 2004 e confirmou o fretamento de quatro vôos chaters por semana entre 5 de dezembro e 19 de fevereiro para Foz do Iguaçu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional

  
  

Publicado por em