Paraná deve ganhar mais um Parque Nacional Marinho por iniciativa do Congresso Nacional

A proposta tem como objetivo preservar e proteger o ecossistema da região.

  
  

A criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná, foi aprovada na última quarta-feira (15), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

A proposta tem como objetivo preservar e proteger o ecossistema da região. Será feito o controle dos ninhos das diversas espécies de aves que habitam o local, além dos animais marinhos.

O PCL 60/03 segue agora para apreciação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), com recomendação do relator, senador Osmar Dias, pela aprovação. O projeto já passou pela Câmara dos Deputados e depende só do aval da Comissão de Meio Ambiente para seguir para sanção do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Esta não será a primeira Unidade de Conservação Federal criada através da iniciativa do Congresso Nacional, os Parques de Superagui e Saint-Hilaire Langue, também foram criados desta forma.

O Parque poderá ser usado para turismo com atividades como mergulho, por exemplo. Será oferecida estrutura para fiscalização e controle de atividades predatórias.

Mais de oito mil aves vivem na região, o local é considerado um dos mais ricos em formação de ninhos do sul do Brasil e do Atlântico Sul. O local ainda foi escolhido para a realização da primeira pesquisa com recifes artificiais marinhos, conhecida como "Parque dos Meros".

O autor da proposta, deputado Luciano Pizzatto, avalia que com a aprovação o Paraná ficará com um excelente sistema de conservação em seu litoral, “tanto na região costeira como oceânica, precisando agora usar corretamente estas unidades para atrair turismo e, principalmente, agregar empregos e renda para a população da região como forma de compensação”, conclui.

Fonte: Ambiente Brasil

  
  

Publicado por em