Parque Nacional do Caparaó recebe reconhecimento do Programa Nacional de Gestão

O Núcleo Mineiro do Programa Gespública realizou nesta terça-feira 28 de novembro, a entrega solene do Certificado de Reconhecimento da Gestão Pública para as organizações que em 2006 realizaram a auto avaliação d

  
  

O Núcleo Mineiro do Programa Gespública realizou nesta terça-feira 28 de novembro, a entrega solene do Certificado de Reconhecimento da Gestão Pública para as organizações que em 2006 realizaram a auto avaliação da Gestão com sucesso. O Parque Nacional do Caparaó foi uma destas organizações.

Com este reconhecimento do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública - www.gespublica.gov.br), ligado ao Ministério do Planejamento. A gestão do Parque Nacional do Caparaó passa a ser reconhecida como uma gestão profissional que começa a trilhar o caminho da excelência.

Em reunião de consenso, realizada na sede da Gerência Executiva do Ibama em BH, o relatório de gestão do parque foi validado por examinadores indicados pelo Gespública, através do Comitê do Serviço Público do PMQP. Utilizando o Instrumento para Avaliação Continuada da Gestão Pública - 500 pontos no ciclo de 2005, o ParNa obteve 174,5, sendo classificado como gestão classe 1.

É a primeira área protegida no Brasil a ser reconhecida por um programa que visa difundir a excelência na gestão pública.

Espera-se que no ciclo de avaliação de 2006, o parque possa obter 300 pontos atingindo a gestão classe 3, e posteriormente em 2007 possa concorrer ao Prêmio Nacional da Gestão Pública (PQGF).

Trata-se de uma conquista importante e que lança as bases para a construção de um novo paradigma na gestão de áreas protegidas no Brasil.

Erich Carlos de Oliveira

IBAMA- Parque Nacional do Caparaó

Alto Caparaó

  
  

Publicado por em