Prefeito de São Paulo lança Guia dos Parques Municipais

Com 116 páginas, foi lançado neste sábado (30/06) o Guia dos Parques Municipais, que apresenta os parques da cidade, com esforço da Secretaria de Verde e Meio Ambiente para que os cidadãos conheçam as áreas

  
  

Com 116 páginas, foi lançado neste sábado (30/06) o Guia dos Parques Municipais, que apresenta os parques da cidade, com esforço da Secretaria de Verde e Meio Ambiente para que os cidadãos conheçam as áreas verdes do município.

O prefeito lançou neste sábado (30/06), no Parque Independência (Ipiranga), o Guia dos Parques Municipais de São Paulo. Com 116 páginas, o livro contém informações básicas e fotos sobre os parques da cidade.

"Esse guia apresenta nossos parques, já com diversas ações que foram efetivadas nestes dois anos e meio de gestão, e esperamos com isso contribuir para que as pessoas conheçam melhor a cidade de São Paulo", disse o prefeito. "É impressionante que não houvesse ainda um guia que pudesse apresentar nossos parques ao Brasil e aos turistas."

A publicação foi editada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O Guia é parte do esforço da SVMA para que os paulistanos conheçam as áreas verdes e de lazer à sua disposição. Em 2006, a Prefeitura já havia lançado o Mapa Verde, um embrião do projeto de divulgação dos parques.

Agora, o Guia traz informações básicas sobre infra-estrutura, funcionamento, fauna e flora de cada uma dessas áreas. Também contém uma lista de parques em implantação, informações sobre as duas Áreas de Proteção Ambiental do Município e um mapa com a localização de todos os parques.

O prefeito destacou que o Guia e os investimentos feitos em sua manutenção são uma parte dos esforços da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população. "Esse Guia é um símbolo da preocupação que a Prefeitura tem hoje em criar mais equipamentos públicos e melhorar os atuais, e com isso fazer um governo voltado para as pessoas. Quando a gente fala em parque fala em qualidade de vida, em meio ambiente", disse. Ele disse que o combate à poluição em seus vários aspectos também faz parte desses esforços.

Após anos sem investimento, a atual gestão inaugurou dois parques na Cidade, o Colina de São Francisco, no Butantã, e o do Trote, na Vila Guilherme. O valor do investimento superou cinco milhões de reais. Também são criados parques lineares, que, construídos adjacentes a córregos e mananciais, expandem a área verde da cidade e melhoram a permeabilidade do solo, contribuindo para o controle das enchentes. Eles reduzem também as áreas de risco e protegem os córregos, pois evitam a construção de habitações irregulares nas áreas de várzea. Nos parques são instalados ainda equipamentos de lazer para a população.

Uma versão do Guia em inglês será lançada futuramente, para disponibilizar informações sobre os parques municipais aos turistas.

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

  
  

Publicado por em