Prefeitos discutem ecoturismo em encontro no Parque Iguaçu

Prefeitos e secretário municipais das cidades lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI) estarão reunidos na manhã de hoje, terça-feira, 22, no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O encontro é promovido pelo Ibama/ Parque Nacional do Iguaçu, em parce

  
  

Prefeitos e secretário municipais das cidades lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI) estarão reunidos na manhã de hoje, terça-feira, 22, no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O encontro é promovido pelo Ibama/ Parque Nacional do Iguaçu, em parceria com o serviço Social Autônomo – Ecoparaná.

O evento servirá de base para apresentação das ações desenvolvidas em 2004 e planejamento do conjunto atividades para 2005, dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Entorno da unidade.

A reunião conta com representantes dos municípios de SantaTerezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Céu Azul,Santa Tereza do Oeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Capanema, Lindoeste, Serranópolis do Iguaçu e
Matelândia.

Os trabalhos de apresentação do programa estarão a cargo do chefe da unidade, Jorge Pegoraro, e da arquiteta Michele Poitevin, do Ecoparaná.Além da participação dos prefeitos, o encontro deve reunir o superintendente do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, e o secretário do Estado do Turismo, Celso de Souza Caron.

De acordo com Pegoraro, o objetivo do programa, iniciado em 2004, é diversificar as opções de atrativos ecoturístico do parque, atualmente concentrada no eixo da Rodovia das Cataratas.

A intenção é criar alternativas de renda e ao mesmo tempo buscar o comprometimento da comunidade do entorno para a proteção do Parque Nacional do Iguaçu.

O programa :

Em 2004, o programa realizou oficinas para os prefeitos, secretários municipais, proprietários de pousadas e pessoas interessadas em criar ou melhorar estruturas com potencial de ecoturismo.Também foi realizada pelos técnicos do Ibama e Ecoparaná uma pesquisa de campo identificando propriedades com potencial de atrativos turístico inclui rios com cachoeiras e locais para a práticas de rafting, trilhas em meio a mata e balneários.

Em Capanema, no sudoeste do Paraná, já existe um associação criada especificamente para explorar o potencial de propriedades rurais, agroindústrias, plantações orgânicas, cachoeiras e passeios barco e rafting pelo rio Iguaçu.

Em Santa Tereza do Oeste está prevista a construção de um mega portal na BR 277, rodovia de acesso ao Extremo-Oeste do Estado.

A intenção é identificar a região como a entrada para o Parque Nacional do Iguaçu. A estrutura será um ponto de visitação com trilhas, espaço de exposição ambiental, venda de produtos orgânicos e restaurantes.

Alguns atrativos já instalados como a Ecotrilha em Céu Azul e a Linha Martins em São Miguel do Iguaçu já vem experimentando uma procura por turistas e moradores das comunidades da região.

Fonte : Agência Front

  
  

Publicado por em