Projeto Biodiversidade Brasil - TV Cultura Exibe as belezas do Parque Nacional

A TV cultura exibiu no dia 05 de agosto as 16:30 no Reporter Eco, o quadro "Biodiversidade Brasil", mostrando as belezas do Parque Nacional do Caparaó. e reapresenta nesta quinta feira dia 09/08 as 08:00. A matéria fala sobre a

  
  

A TV cultura exibiu no dia 05 de agosto as 16:30 no Reporter Eco, o quadro "Biodiversidade Brasil", mostrando as belezas do Parque Nacional do Caparaó. e reapresenta nesta quinta feira dia 09/08 as 08:00.

A matéria fala sobre a parceria com os vizinhos que é regra no parque nacional do Caparaó. As montanhas que dividem os estados de Minas Gerais e Espírito Santo estão protegidas por lei desde mil novecentos e sessenta e um. Mas, dos quase trinta e dois mil hectares do parque, apenas metade foi regularizada.
O parque nacional do Caparaó recebe em média trinta e cinco mil turistas ao ano dispostos a conhecer o cartão postal da região: o Pico da Bandeira com dois mil oitocentos e noventa e um metros de altitude.

Há doze anos o especialista em plantas Lúcio Leoni frequenta os trechos mais altos das montanhas do Caparaó em busca de espécies vegetais raras . Descobriu catorze espécies novas que ainda não tinham sido descritas e dezesseis endêmicas,ou seja só encontradas aqui .As espécies da fauna, da flora, os fragmentosde floresta mais sujeitos à incêndio. Tudo está mapeado nos computadores do parque. O caparaó foi a primeira unidade de conservação a usar um sistema de mapeamento por coordenadas geográficas. E recorre também aos satélites para rastrear focos de calor.Com uma brigada de incêndio bem preparada para atuar em campos de altitude, mais a tecnologia que usa satélite para detectar focos de calor e ainda a colaboração da comunidade vizinha, o parque nacional do caparaó está há dez anos livre de um grande incêndio.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/reportereco

  
  

Publicado por em