Sema inicia diagnóstico ambiental da reserva biológica da Serra Geral-RS

A Sema - Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul vai elaborar até o final deste ano o diagnóstico ambiental da Reserva Biológica da Serra Geral, que abrange os municípios de Maquiné, Terra de Areia e Itati, no Litoral Norte. O trabal

  
  

A Sema - Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul vai elaborar até o final deste ano o diagnóstico ambiental da Reserva Biológica da Serra Geral, que abrange os municípios de Maquiné, Terra de Areia e Itati, no Litoral Norte.

O trabalho consiste de saídas a campo para levantamentos biológicos dos principais grupos de fauna e flora, de aspectos geomorfológicos da região e de estudos sócio-ambientais da área do entorno daquela unidade de conservação.

O diagnóstico fornecerá as diretrizes para a posterior criação do Plano de Manejo que, por sua vez, definirá as regras de uso racional da Reserva, visando a preservação dos ecossistemas, aliada com a utilização da área para outros fins, como sociais e econômicos.

O trabalho será executado por biólogos e geólogos da FZB - Fundação Zoobotânica do RS e os recursos provêm da compensação ambiental da Concepa, pela ampliação da freeway Osório-Porto Alegre.

Proteção :

A Reserva Biológica da Serra Geral, coberta pela Mata Atlântica e Mata de Araucária, tem uma área de 4.845, 7 hectares. Seus principais objetivos são a proteção dos ecossistemas, a pesquisa científica e a educação ambiental, diferente de uma unidade de preservação definida como parque onde, além dessas metas, também existe visitação.

Na área da Reserva já foram identificadas espécies enquadradas em risco de extinção, entre as quais o sabiá-cica, o macuco e o papagaio-charão (aves), o veado-mateiro (mamífero), a jaguatirica e o puma, também conhecido por leão baio ou onça pintada (felinos).

Além disso, protege cerca de 70 nascentes que contribuem para a formação dos mananciais do Rio Maquiné e da Lagoa dos Quadros.

Fonte: AssCom Sema/Fepam

  
  

Publicado por em

Daniel carvalho freitas santana cidade feira de s

Daniel carvalho freitas santana cidade feira de s

15/04/2009 14:51:27
É muito interessante!

Rafaela pranke

Rafaela pranke

31/08/2008 08:31:10
isso me ajudou um pouco no meu trabalho mas não é o bastante!!