Smam de Porto Alegre/RS firma convênio para pesquisar a biodiversidade em Parque Natural

A Smam - Secretaria Municipal do Meio Ambiente assinou termo de cooperação com o Grupo para Viabilização de Estudos Ambientais – Sisret, para o desenvolvimento de uma pesquisa que vai identificar as espécies de fauna e flora do Parque Natural Gabrie

  
  

A Smam - Secretaria Municipal do Meio Ambiente assinou termo de cooperação com o Grupo para Viabilização de Estudos Ambientais – Sisret, para o desenvolvimento de uma pesquisa que vai identificar as espécies de fauna e flora do Parque Natural Gabriel Knijnik.

A pesquisa será realizada no prazo de 12 meses e, a partir dos resultados obtidos, será possível estabelecer o tipo de trabalho a ser viabilizado no parque, após a inauguração da área e abertura, já que atualmente o local encontra-se fechado para visitação.

A pesquisa fornecerá dados biológicos da região, como inventário da fauna de vertebrados, levantamento complementar da avifauna e inventário de mata nativa.

As informações vão auxiliar na construção do plano de manejo do parque, e também irão contribuir para o aumento do interesse pelo espaço, promovendo a integração dos moradores do entorno com a área.

O Sisret é um grupo de estudos fundado em 2002 por biólogos preocupados com consolidação da consciência da preservação ambiental.

Atua na realização de pesquisas científicas e na divulgação para o público em geral, sendo que o ecossistema foco para estes estudos é a Restinga, que inclusive deu origem ao nome (EcosSIStema de RESTinga).

O parque foi incorporado em 1997 às áreas verdes de Porto Alegre. No passado, foi área de lazer e sítio do engenheiro civil Gabriel Knijnik que doou a área ao Município, em testamento, com o desejo de transformá-la em parque municipal.

As obras de urbanização foram iniciadas em abril de 2002. Apesar do parque estar fechado para visitação, é possível agendar com a administração uma visita monitorada. O local conta com vegetação de pinus, eucaliptos, pomares com diversas espécies frutíferas, além de área de preservação e banhado.

Fonte: AssCom Smam


  
  

Publicado por em