Artistas internacionais farão exposição em favor dos yanomami em Paris

Boletim Yanomami, o Espírito da Floresta,este é o título da exposição organizada pela Fondation Cartier pour l´art contemporain em colaboração com a Survival International (França) e com a CCPY - Comissão Pró-Yanomami. Para a exposição foram produzidos fi

  
  

Boletim Yanomami, o Espírito da Floresta,este é o título da exposição organizada pela Fondation Cartier pour l´art contemporain em colaboração com a Survival International (França) e com a CCPY - Comissão Pró-Yanomami. Para a exposição foram produzidos filmes, fotografias, pinturas, esculturas e instalações de vídeos. Além dessa produção artística, outras obras farão parte da exposição.

O tema da mostra é explorar as correspondências entre a manifestação plástica dos artistas, tanto ocidentais como yanomami, e os grandes temas de reflexão cosmológica e de experiência transcendental dos onze xamãs da aldeia de Watorik+ (AM).

O evento foi concebido pelo antropólogo Bruce Albert, membro do Conselho Diretor da CCPY, e por Hervé Chandès, diretor da Fondation Cartier. Por conta dessa exposição, a Fondation Cartier doou importantes recursos para os programas educativos e ambientais da CCPY.

A exposição estará aberta ao público de 14 de maio a 12 de outubro em Paris, e virá ao Brasil em 2004 (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília).

No dia 13 de maio, Davi Kopenawa, Dário Vitorio Yanomami, Joseca Mokaheri Poroaunahikitheri e Geraldo Kuesithere Yanomami participarão, juntamente com os artistas internacionais, da vernissage em Paris.

Assinam os trabalhos que serão expostos os seguintes artistas: Claudia Andujar (Brasil), Lothar Baumgarten (Alemanha), Vicente Beaurin (França), Raymond Depardon (França), Gary Hill (Estados Unidos), Tony Oursler (Estados Unidos), Wolfgang Staehle (Alemanha), Naoki Takizawa (Japão), Adriana Varejão (Brasil), Stephen Vitiello (Estados Unidos), Geraldo Yanomami (Brasil), Joseca Yanomami (Brasil) e Volkmar Ziegler (Alemanha). Serão exibidos também mapas a partir de imagens de satélite elaborados por François-Michel Le Tourneau (França) e um filme sobre diálogos cerimoniais yanomami de autoria do estudante de antropologia, Rogério Duarte do Pateo (Brasil).

Fonte: Estação Vida/ICV

  
  

Publicado por em