Ato comemorativo do Dia do Meio Ambiente transformará fazenda de Rede de Supermercados em RPPN

No próximo dia 5 de junho, o Grupo Carrefour firma o compromisso de tornar a área de 1.104,54 hectares de sua fazenda, no Vale do Sepotuba, em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com o compromisso, a área passa a ser patrimônio da humanidade.

  
  

No próximo dia 5 de junho, o Grupo Carrefour firma o compromisso de tornar a área de 1.104,54 hectares de sua fazenda, no Vale do Sepotuba, em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com o compromisso, a área passa a ser patrimônio da humanidade. O número de hectares representa 26,2% da propriedade situada no município de Tangará da Serra - MT.

O ato, comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente, será assinado às 09h00, no Parque Mãe Bonifácia, à Avenida Miguel Sutil, entre o diretor superintendente do Carrefour Brasil, Eric Uzan, e o governador do estado, Bláiro Borges Maggi, com a presença do secretário do Meio Ambiente, Moacir Pires de Miranda Filho.

A reserva florestal será colocada também à disposição da Universidade de Mato Grosso - UNEMAT, para professores e estudantes de agronomia e ciências biológicas desenvolverem pesquisas e teses. O protocolo será assinado na mesma cerimônia entre o Grupo Carrefour e o reitor Taisir Mahumudo Karim, assistido pela professora Ivanete Inês Parzianello, coordenadora do Campus
Tangará.

Preservação da mata e dos recursos hídricos

O compromisso do Grupo Carrefour garante a preservação da biodiversidade da floresta. Nela, poderão ser abrigados animais de várias espécies, incluindo os que estão em extinção, e exemplares da flora mundial. Animais silvestres, apreendidos pelo IBAMA, serão reintroduzidos na floresta.

O Pantanal também será beneficiado, pois a reserva florestal fica na margem direita do Rio Sepotuba, numa extensão de 2.697 metros, que desemboca no Pantanal. Próximo da foz do Sepotuba, um dos principais afluentes do Rio Paraguai, já há áreas de pântano.

A vegetação nativa da reserva é densa e muito rica em orquídeas e bromélias. Entre as plantas, destaque para o mogno, cerejeira, aroeira, cedro, peroba, amoreira, ipê roxo, ipê amarelo, anjico, paineira, jaracatiá e figueira branca. A fauna é bem diversificada, com várias espécies de pássaros, capivaras, antas, paca e onça pintada. Dentro da área há, ainda, grutas de rocha calcárea, com
formação de estalagtites em seu interior.

Na Fazenda Vale do Sepotuba o Carrefour cria o boi orgânico, produto que recebe o selo Garantia de Origem. Com demanda significativa no mercado internacional, é produzido sem a utilização de insumos químicos que podem afetar a saúde e o meio ambiente.

O produto é certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD), o principal órgão certificador de alimentos orgânicos no país,
com validade internacional.

Dia do Meio Ambiente no Grupo Carrefour

Todos os anos, o Grupo Carrefour comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente nos países onde estão instalados seus hipermercados e supermercados. A cada ano um tema é escolhido. Desta vez, as atividades estão focadas na preservação da água, seguindo a UNESCO, que definiu 2003 como o Ano Internacional de Preservação da Água.

Ao tornar sua área Reserva Particular do Patrimônio Natural, o Grupo Carrefour valoriza também o importante Rio Sepotuba, nome de origem indígena, que significa cipozal. O Sepotuba nasce em Nova Marilândia (MT), na encosta da Serra dos Parecis. Sua nascente está localizada numa distância inferior a 10 km do divisor de água da Bacia Amazônica e Bacia Platina.

A preservação do meio ambiente integra a política de responsabilidade social do Grupo Carrefour. Assim, no Dia Mundial do Meio Ambiente, em todos os hipermercados Carrefour e nos supermercados Champion serão desenvolvidas ações educativas, para a preservação da água, com a adesão de escolas, universidades e órgãos oficiais.

Entre as atividades programadas estão exposições de fotos e vídeos, demonstrações de como economizar água para estudantes, plantio de mudas, distribuição de sementes, palestras sobre a importância da água e o respeito ao meio ambiente, bem como shows musicais.

Fonte: Di Fonzo Comunicação

  
  

Publicado por em

FABIO MENDONÇA DE SOUZA

FABIO MENDONÇA DE SOUZA

27/10/2008 00:14:56
Estou querendo informaçoes mais concretas sobre o municipio ,pois estou pretendendo me mudar para ai ,o que o governo esta investindo para chamar a atençao da populaçao ? o municipio tem algum projeto para atrair a atençao de novos habitantes?

Oscar martins de lima filho

Oscar martins de lima filho

14/10/2008 23:53:41
O Brasil precisa de iniciativas iguais a estas, para a conservação do que resta da nossa rica natureza. Somente assim os nossos netos, terão a chance de conhecer a rica variedade de plantas e animais desta região.
Como fazer para visitar este parque??
Parabéns aos donos do Carrefur.

Laura

Laura

13/09/2008 16:01:14
o eu quero saber como é uma familia na fazenda porque isso é para a escola por favor me mande a resposta até segunda que vem por favor
Obrigado!!!!