Autoridades e comunidade elaboram diretrizes para trabalho em área de proteção ambiental

Educação e trabalho foram os temas discutidos na sétima reunião de construção de diretrizes para o gerenciamento integrado da região de Visconde de Mauá. A atividade foi organizada pelo Programa de Gestão Sócio Ambiental na APA da Mantiqueira no auditório

  
  

Educação e trabalho foram os temas discutidos na sétima reunião de construção de diretrizes para o gerenciamento integrado da região de Visconde de Mauá. A atividade foi organizada pelo Programa de Gestão Sócio Ambiental na APA da Mantiqueira no auditório da Escola Roberto Bühler em Maringá – MG, na segunda-feira 22 de agosto.

Além de membros das entidades parceiras e moradores das comunidades envolvidas no Programa, estiveram presentes Marlene Lanfredi, diretora de Geração de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Resende, Sandro Leite, representando a secretaria de Planejamento da mesma Prefeitura, o Secretário Municipal de Educação de Itatiaia, Amarildo Veiga e Laura Resende Alves da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho também da prefeitura de Itatiaia.

Da Prefeitura de Bocaina de Minas estiveram presentes o Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Alvaro Benfica, o Secretário de Meio Ambiente Alfredo Carvalho e o Secretário de Turismo, Paulo Costa. Presentes, também, diretores e professores das escolas municipais e estaduais da região.

Durante o encontro foram discutidas as alternativas e necessidades da região em termos de educação e desenvolvimento para o trabalho, que se consolidaram com a aprovação de 19 diretrizes de gerenciamento.

De acordo com a terapeuta Maria Penha, o Programa de Gestão “está abrindo a possibilidade de enxergarmos os nossos problemas e ver em nós mesmos a condição de resolvermos esses problemas. Já estamos saindo da inércia e dando os primeiros passos”.

Na próxima quinta-feira a reunião do programa acontecerá em Mauá, na resfriadeira, às 19hs. Será o último encontro de elaboração de diretrizes.

O tema será Produção e Sustentabilidade Local e estão convidados os secretários de Fazenda, de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo dos três municípios limítrofes que englobam a região: Resende, Bocaina de Minas e Itatiaia.

O Programa de Gestão Sócio-ambiental na Mantiqueira – microbacia do alto Rio Preto, em Visconde de Mauá, é uma iniciativa da Crescente Fértil, em parceira com Associação Nova Terra, Instituto Ideas, Mauatur e outras organizações.

O projeto conta com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Ashoka Empreendedores Sociais, Ibama – APA Mantiqueira, Serla e prefeituras de Bocaina, Itatiaia e Resende.

Fonte: Crescente Fértil

  
  

Publicado por em