Avaliação do ciclo de vida de produtos é uma das áreas promissoras em gestão ambiental

O ciclo de vida dos produtos é uma preocupação cada vez mais freqüente no dia-a-dia das empresas brasileiras.Criar recursos para que a gestão ambiental tenha controle sobre o ciclo de vida dos produtos é um dos desafios atuais da empresa, destaca Hubmaier

  
  

O ciclo de vida dos produtos é uma preocupação cada vez mais freqüente no dia-a-dia das empresas brasileiras.Criar recursos para que a gestão ambiental tenha controle sobre o ciclo de vida dos produtos é um dos desafios atuais da empresa, destaca Hubmaier Andrade, diretor da empresa Bureau Veritas e um dos poucos especialistas brasileiros no assunto.

Professor da disciplina Avaliação do Ciclo de Vida no curso de MBA Internacional em Gestão Ambiental, ele destaca que na Europa boa parte das empresas já conta com o trabalho deste profissional.

Segundo o especialista, a avaliação do ciclo de vida é a única ferramenta de gestão ambiental aplicada do berço ao túmulo dos sistemas de produção. Ela permite identificar os aspectos ambientais em todos os elos da cadeia produtiva e consumo, desde a exploração das matérias-primas brutas até o uso final, passando pelo transporte, embalagem, reciclagem e destino final dos resíduos.

Ele acredita que o número de vagas no mercado para este profissional é crescente. Um crescimento de vagas na área ambiental importante também está sendo previsto no programa de meio ambiente do atual governo federal. A projeção de colocar as Unidades de Conservação (Ucs) como um dos principais instrumentos para a proteção dos biomas brasileiros, deixa otimista o mercado de profissionais especializados em meio ambiente.

Para preparar os profissionais a atuarem na área ambiental, a Proenco Brasil, empresa que existe há mais de 15 anos, desenvolveu o MBA Internacional em Gestão Ambiental.

Promovido em convênio com o Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha e o Laboratório Nacional de Computação Científica (Lncc), organismo de pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela certificação dos alunos, o curso está com as inscrições abertas para a sua quinta turma até o dia 21 de fevereiro.

Dirigido a executivos de empresas, funcionários de organizações governamentais, não- governamentais e fiscalizadoras e profissionais de nível superior que buscam especializações no setor ambiental, o curso terá início no dia 21 de março de 2003, em São Paulo, e no dia 11 de abril, em Porto Alegre.

O MBA Internacional em Gestão Ambiental é o único no Brasil que oferece o curso para formação de Auditores Ambientais com registro no Environmental Auditors Registration Association – Eara.

Ficha Técnica

MBA Internacional em Gestão Ambiental

Promoção: Proenco Brasil

Convênios: Instituto Tecnológico Brasil Alemanha e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), organismo de Pesquisa e de Ensino em nível de Pós-Graduação, do Ministério de Ciência e Tecnologia (certificação)

Inscrições: até o dia 21 de fevereiro de 2003

Início da 5 turma:
São Paulo/SP: 21 de março de 2003
Porto Alegre/RS: 11 de abril de 2003

Locais de realização:
São Paulo - Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) - Cidade Universitária Porto Alegre - Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: 0800 28 20 704 ou por e-mail: As vagas são limitadas.

Informações e Inscrições: pelo telefone: 0800 282 0704, com Patrícia, fax: (21) 2221-0733 ou através de e-mail.

Fonte: Ecorelease Agpress

  
  

Publicado por em