Bioma da caatinga terá banco de dados referenciais em Natal/RN

Técnicos do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Caatinga, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, instalaram, na sede do Idema - Instituto de Desenvolvimento Estadual do Meio Ambiente, em Natal (RN), o Banco de Dados Referenciais sobre o Bioma da C

  
  

Técnicos do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Caatinga, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, instalaram, na sede do Idema - Instituto de Desenvolvimento Estadual do Meio Ambiente, em Natal (RN), o Banco de Dados Referenciais sobre o Bioma da Caatinga.

O banco fornecerá às instituições de proteção ambiental e pesquisadores informações sócio-econômicas, ambientais, imagens e mapas sobre fauna e a flora, com o objetivo de facilitar a definição de estratégias de preservação do bioma que ocupa 60% do território do Nordeste, abrangendo 1.280 municípios, mas tem apenas 6,4% de área protegida.

De acordo com Roberto Gilson, secretário executivo do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, 90% do território do Rio Grande do Norte ficam dentro do bioma da caatinga.

Ele disse realizou uma reunião com representantes do Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Incra - Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária e outras instituições de defesa do meio ambiente, para definir a formação de um grupo de trabalho que vai ficar encarregado de criar um Comitê Estadual.

`A nova instância terá como atribuição fazer projetos para captar recursos nacionais e internacionais, visando a promover o desenvolvimento sustentável da biodiversidade da caatinga, que além de 930 espécies de plantas contém uma diversidade de aves, peixes, mamíferos, répteis, anfíbios`, explicou.

Comitês Estaduais de Reserva da Biosfera da Caatinga já foram instalados em Pernambuco, Ceará, Piauí, Bahia, Alagoas e Sergipe. Os próximos serão nos estados da Paraíba, Minas Gerais e no Maranhão.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Ildes Ferreira

Ildes Ferreira

28/06/2011 21:18:58
One poderemos encontrar a relação dos 258 municípios baianos que integram o Bioma da Caatinga?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações, favor entrar em contato com o Governo do Estado da Bahia. Atenciosamente, Equipe EcoViagem