Brasil e Noruega assinam acordo na área de sanidade de pescados

Os governos brasileiro e norueguês assinaram um memorando de entendimento sobre diretrizes técnicas higiênicas e sanitárias para o comércio bilateral de produtos da pesca e aqüicultura, além de seus derivados. O documento foi assinado pelo ministro d

  
  

Os governos brasileiro e norueguês assinaram um memorando de entendimento sobre diretrizes técnicas higiênicas e sanitárias para o comércio bilateral de produtos da pesca e aqüicultura, além de seus derivados.

O documento foi assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e pelo ministro da Pesca da Noruega, Svein Ludvigsen. O acordo deve facilitar as negociações de pescados entre os dois países, abrindo perspectivas para que o Brasil exporte camarão de cultivo para aquele mercado.

O memorando institui a equivalência entre os sistemas de inspeção de pescados dos dois países, com base no Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Representa também o mútuo reconhecimento das legislações de inspeção e controle de qualidade de produtos pesqueiros. Com isso, o Brasil poderá, por exemplo, controlar melhor a qualidade do bacalhau importado da Noruega.

O acordo foi assinado no dia 7 de outubro ao final da apresentação sobre a economia brasileira e as oportunidades de investimentos, no Itamaraty. O evento reuniu autoridades e empresários noruegueses que fazem parte da comitiva do Rei Harald V, que está em visita ao Brasil. Também participaram da reunião os ministros José Fritsch, da Pesca e Aqüicultura; Dilma Roussef, das Minas e Energia; e Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Coube ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabelecer o acordo com o governo norueguês porque está entre as suas atribuições o controle da sanidade animal e vegetal dos produtos importados e exportados pelo Brasil. Esse trabalho é realizado pelos técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Fonte: Ministério da Agricultura ,Pecuária e Abastecimento

  
  

Publicado por em