Brasil medirá a radiação dos celulares a partir de agosto

O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações inaugura em agosto o primeiro laboratório do país para medir a radiação dos telefones celulares. O empreendimento exigiu investimentos da ordem de US$ 230 mil. Quando em funcionamento,

  
  

O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações inaugura em agosto o primeiro laboratório do país para medir a radiação dos telefones celulares.

O empreendimento exigiu investimentos da ordem de US$ 230 mil. Quando em funcionamento, os fabricantes de aparelhos celulares não precisarão mais realizar esse tipo de medição no exterior, como ocorre hoje.

De acordo com a resolução 303 da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, os terminais vendidos no país têm obrigatoriamente de manter níveis de radiação estabelecidos por padrões internacionais.

"O laboratório terá a missão de atender e fortalecer a resolução da Anatel, além de descobrir os reais efeitos da radiação no corpo humano", disse o gerente de Inovação do CPqD, Narci Edson Venturini.

O laboratório possibilita também, segundo ele, a prospecção de materiais e formas mais adequadas de produzir um celular, além de capacitar o país para participar de pesquisas mundiais sobre o assunto.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em