Brasil pode passar a exportador de borracha natural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instalou na sexta-feira (5/8) na sede da Sociedade Rural Brasileira a sua 23ª câmara setorial da cadeia produtiva, a da borracha natural. Segundo o ministro Roberto Rodrigues, a própria câmara desenhar

  
  

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instalou na sexta-feira (5/8) na sede da Sociedade Rural Brasileira a sua 23ª câmara setorial da cadeia produtiva, a da borracha natural. Segundo o ministro Roberto Rodrigues, a própria câmara desenhará o caminho a ser percorrido pelo setor.

`Ouvindo todos os elos da cadeia produtiva nós vamos montar uma política definitiva para o setor de borracha no Brasil`, declarou.

O ministro informou que o país importa hoje 170 mil toneladas de borracha por ano. São Paulo é responsável por 50% da produção nacional, de 100 mil toneladas, seguido por Mato Grosso e Bahia. A produção extrativista responde por apenas 3% do total nacional.

`O Brasil é hoje um importador líquido de borracha natural e tem um potencial de produção formidável, que não pode ser desperdiçado`, lembrou o ministro.

Rodrigues informou ainda que a intenção é criar um mecanismo para a recuperação da produção interna e, a partir daí, o Brasil passar de importador para exportador.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em