Brasileiros completam seqüenciamento do genoma de mais uma bactéria

A publicação norte-americana especializada em temas biológicos Journal of Bacteriology apresenta na edição deste mês artigo com a sequência completa do genoma de bactéria Xylella fastidiosa obtida por pesquisadores paulistas. O fato ocorre cinco meses depois de dois artigos científicos de norte-americanos com a seqüência parcial do genoma.

O objeto da concorrência entre brasileiros e americanos é a cepa da X. fastidiosa que ataca videiras da Califórnia, nos Estados Unidos, e causa a doença de Pierce, motivo de perdas para a indústria de vinhos (outra cepa, a primeira a ser sequenciada no Brasil, em 2000, causa a doença do amarelinho em cítricos).

Participaram do estudo mais de 30 cientistas da Rede Onsa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), coordenados por Marie-Anne Van Sluys, da USP -Universidade de São Paulo.

Fonte: Agência Brasil