Campo de Manati poderá tornar a Bahia auto-suficiente em produção de gás natural

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis concedeu a licença de instalação para que a Petrobras S/A possa implantar o sistema de produção e escoamento de gás natural e condensado do Campo de Manati (Bloco BCAM-40),

  
  

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis concedeu a licença de instalação para que a Petrobras S/A possa implantar o sistema de produção e escoamento de gás natural e condensado do Campo de Manati (Bloco BCAM-40), na Bacia de Camamu, no litoral do estado da Bahia.

O Campo de Manati será o primeiro produtor de gás natural off-shore (em mar) da Bahia. As operações, previstas para janeiro de 2006, poderão dobrar a produção baiana de gás, hoje em aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos diários. Sozinho produzirá 15 % do total nacional.

Desta forma, a Bahia conquistará a auto-suficiência no abastecimento de gás e poderá até vender o produto para outros estados nordestinos.

Como parte das condicionantes da licença, a Petrobras deverá apresentar até o dia 31/01/2006, os relatórios das instalações e de cada um dos seguintes projetos ambientais: de Monitoramento Ambiental; de Comunicação Social; de Controle de Poluição; e de Treinamento Ambiental dos Trabalhadores.

A licença tem validade até 30 de novembro de 2006 e está condicionada ao cumprimento de todas as condicionantes descritas no documento.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em