Capitais brasileiras disputam para sediar a RIO + 15 em 2007

A Chaire UNESCO `Culture, Tourisme, Développement`e o IREST/Universidade Panthéon Sorbonne – Paris 1, já estão iniciando os preparativos para realizar, no ano de 2007, a Rio 92+15.Da palavra à Ação, a nova edição do evento de maior repercussão da á

  
  

A Chaire UNESCO `Culture, Tourisme, Développement`e o IREST/Universidade Panthéon Sorbonne – Paris 1, já estão iniciando os preparativos para realizar, no ano de 2007, a Rio 92+15.Da palavra à Ação, a nova edição do evento de maior repercussão da área ambiental já ocorrido e que no Brasil será executado pelo ILADS – Instituto Latino-americano ao Desenvolvimento Sustentável.

O evento englobará uma Conferência, um Congresso, uma Exposição de Projetos e outra de Tecnologias Ambientais e pretende reunir Profissionais, Instituições Públicas, Privadas e Representantes de 179 países.

O objetivo principal é ultrapassar a esfera da discussão legal, “o que não se deve fazer”, e mostrar “como fazer o que se deve”. Mas como objetivos específicos, os organizadores querem:

- Apresentar e instruir a implementação de soluções práticas, dentro da filosofia do Desenvolvimento Sustentável, reconhecidamente universais - aplicáveis em qualquer região do planeta;

- Formar/ fortalecer Redes de pesquisas e de Instituições com objetivos afins; e

- Propor e discutir novos programas e mecanismos para o fortalecimento da Agenda 21 global;

Justificativa do Evento

Desde a Eco Rio 92, a Comunidade Mundial vem despertando para a necessidade da proteção ambiental e melhor qualidade de vida para os seres humanos.

Segundo Luciana Solci , Diretora Superintendente do ILADS, foram obtidos alguns avanços no tocante a legislação e a conscientização, considerando-se a realidade anterior ao evento. É fato, porém, que esses avanços foram acanhados em relação à necessidade dos povos e da natureza. O meio ambiente justifica Luciani, pede socorro e com ele milhões de seres humanos famintos em todo o planeta.

Os organizadores acreditam ser imperioso a transformação do modelo de desenvolvimento atual, para mudar este mundo dividido, desigual , atormentado por conflitos, para torná-lo adequado para todos os povos, com uma globalização socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta.

O comitê organizador ainda não definiu em qual capital brasileira será realizado o evento. Segundo Pedro Anderson Argeri, Diretor de Estratégia e Relações Corporativas do Instituto, várias reuniões tem sido feitas com autoridades governamentais e o trade turístico nas capitais que já manifestaram interesse em sediá-lo , a fim de esclarecer as dúvidas referentes aos rigorosos critérios exigidos pela comissão organizadora. Entretanto, a decisão final deverá ser tomada impreterivelmente no dia 25 de fevereiro, após serem recebidas as propostas oficiais .

“Infelizmente, não poderemos decidir sobre a candidatura daquelas cidades cujos governos não observarem a data limite”, salienta Argeri.

No momento, o ILADS prepara a realização do II Congresso da Rede UNITWIN - Chaire UNESCO, que acontecerá no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro, Bahia, no período de 05 a 09 de maio. O tema central do evento será Turismo, Cultura e Desenvolvimento nas Regiões de Águas – Mar, Rio e “Pantanal”.

Serviços:

Para maiores informações sobre o Congresso, os interessados deverão entrar em contato com o escritório do ILADS, através do Fone/Fax: (41) 244-7698.

A empresa organizadora do Congresso é a Magnus Consultoria Empresarial. Informações sobre venda de stands, espaços publicitários e outros devem ser solicitadas através do fone (41) 376.1676.

Prefeituras interessadas em sediar as próximas edições deste Congresso também podem entrar em contato com o Instituto.

Fonte: Amazonas Press Assessoria & Comunicação

  
  

Publicado por em

Klêrton Cordeiro de Abreu

Klêrton Cordeiro de Abreu

05/02/2009 06:12:31
Eu gostaria de entrar em contato com Luciana Solci.
Há mais de 15 anos não a vejo. Éramos amigos quando morei em Curitiba-PR.
Estou em Fortaleza e espero contato com ela.
Agradeço a quem contatá-la sobre o assunto.