Caravana Mergulhão encerra etapa em Silves-AM

No dia 30 de agosto, a organização ambientalista WWF-Brasil, a Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural(ASPAC) e 11 comunidades de Silves, município a 300 km de Manaus, estarão reunidas para celebrar o encerramento de um semestre de trab

  
  

No dia 30 de agosto, a organização ambientalista WWF-Brasil, a Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural(ASPAC) e 11 comunidades de Silves, município a 300 km de Manaus, estarão reunidas para celebrar o encerramento de um semestre de trabalhos da Caravana Mergulhão e programar novas atividades de promoção da educação ambiental, de alternativas econômicas viáveis e de resgate da cultura local.

Ao longo desta fase do projeto, iniciada em novembro de 2002, cerca de 300 famílias de cada uma das comunidades foi incentivada a fazer um diagnóstico das riquezas sócio-ambientais e dos problemas de sua localidade para que as soluções fossem buscadas coletivamente.

Durante todo o dia, as 11 comunidades participantes na Caravana Mergulhão juntamente com membros da ASPAC e do WWF-Brasil se reunirão em Silves para apresentar ao município os resultados das atividades voltadas à conservação dos recursos naturais, detecção e solução de problemas, como o lixo, o desmatamento e a poluição das águas,levantamento das principais riquezas disponíveis e busca de fontes de renda ambiental e economicamente sustentáveis, como o artesanato e o ecoturismo, entre outras.

O dia de celebração será iniciado com uma gincana de integração que contará com a participação das crianças e adultos. Após isso, haverá uma exposição de fotos que retrata as visitas da Caravana às comunidades,conduzidas no último semestre. Por meio da exposição, cada um dos presentes poderá reconhecer membros de sua comunidade e relembrar os momentos de planejamento e execução das atividades da Caravana. Um almoço numa igreja de Silves encerrará as atividades da manhã.

Para as atividades de tarde, cada comunidade foi convidada previamente a organizar um mapa sobre a sua região inserindo o local de suas casas,atrativos cênicos e de valor para o ecoturismo, pontos onde a pesca e demais atividades de subsistência e renda são praticadas, entre outras informações.

Cada grupo deverá também falar sobre sua participação na
Caravana, os principais encaminhamentos resultantes dela e como as atividades contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de seus membros.

Além disso, as crianças e adolescentes estão sendo incentivados a apresentar um coral, um número de dança, um poema ou qualquer outra forma de expressão artística. Durante estas apresentações, o WWF-Brasil e a ASPAC farão uma compilação das informações transmitidas para que o projeto e seus resultados sejam avaliados para uma futura fase.

As duas organizações também premiarão as comunidades que mais se destacaram por sua organização para o dia do evento. A comunidade mais engajada e com o maior envolvimento de suas crianças, jovens e idosos receberá um prêmio de R$ 2.000, a ser investido em uma ação local.

O dia será encerrado com um forró para os adultos e com atividades de pintura e brincadeiras para as crianças, que serão presenteadas com quebra-cabeças educativos do WWF-Brasil.

A Caravana Mergulhão é uma iniciativa de sensibilização e mobilização da população de Silves para a importância da conservação ambiental. Foi iniciada em 1998, interrompida temporariamente por falta de recursos e retomada em 2002 a pedido das comunidades. Ela tem sido desenvolvida essencialmente com a participação dos moradores de Silves e de suas lideranças locais.

Durante os finais de semana, as instituições organizadoras têm percorrido de barco as comunidades do entorno da Ilha de Silves e do Lago Canaçari. No próximo semestre, a Caravana Mergulhão planeja continuar e ampliar suas atividades na região.

WWF-Brasil:

Criado em 1996 e sediado em Brasília, o WWF-Brasil é uma organização brasileira autônoma e sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública que trabalha em todo o País para proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Fonte: AssCom WWF

  
  

Publicado por em

Teodorico

Teodorico

09/12/2008 18:53:26
gostei muito do da reportagem sobre silves, conheço essa bela maravilha