Carnaúba é árvore símbolo do Ceará

A carnaúba (Copernicia prunifera) é a partir da segunda-feira (29/3) a árvore símbolo do Ceará. O decreto assinado pelo governador Lúcio Alcântara marcou o início da Festa Anual das Árvores, comemorada em todo o estado na última semana de março. A carn

  
  

A carnaúba (Copernicia prunifera) é a partir da segunda-feira (29/3) a árvore símbolo do Ceará. O decreto assinado pelo governador Lúcio Alcântara marcou o início da Festa Anual das Árvores, comemorada em todo o estado na última semana de março.

A carnaubeira, que na verdade é uma palmeira, tem grande importância na economia nordestina. Dela é extraída a cera, que tem vários usos industriais e é um dos itens mais importantes da pauta de exportação do Ceará.

A madeira é muito usada na construção civil e as folhas, depois de secas, servem como matéria prima para a confecção de chapéus e cestas e outras peças do artesanato nordestino.

O nome carnaúba, de origem indígena, significa `árvore que arranha`. Mas o naturalista alemão Alexander Von Humboldt, chamou a carnaubeira, no século 18, de “arvore da vida” por sua capacidade de resistir a longos períodos de seca.

Fonte: Agência Brasil


  
  

Publicado por em