Cartilha da Univali destaca a importância das dunas e sua vegetação

As cartilhas publicadas nesta temporada sobre as dunas e a sua importância vêm atraindo pesquisadores de todo o país que solicitam ao CTTMar - Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali - Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina

  
  

As cartilhas publicadas nesta temporada sobre as dunas e a sua importância vêm atraindo pesquisadores de todo o país que solicitam ao CTTMar - Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali - Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, autor da proposta, exemplares para que sejam distribuídos nos mais diferentes ambientes litorâneos do país.

"Como os problemas que atingem as dunas, como ocupação irregular, principalmente, acontecem em todo o país, fizemos questão de disponibilizar esse material em âmbito nacional, produzindo cerca de 20 mil exemplares e, se solicitado, organizaremos a preparação de mais tiragens", comenta o diretor do CTTMar, Fernando Luiz Diehl.

A cartilha é resultado do projeto "Sistemas de dunas costeiras da praia de Navegantes - Gravatá (SC): morfodinâmica, usos, riscos e estratégias de gestão", desenvolvido pela oceanógrafa Paola Fracasso, com apoio da Fundação O Boticário e da Petrobras, e componente informativo do projeto Gerenciamento e Segurança nas Praias. Ela reúne informações técnicas e legais, sob o ponto de vista jurídico, para ser distribuída à população que freqüenta os ambientes litorâneos.

"Essa cartilha deve se constituir numa referência para que todos conheçam bem as características das praias que visitam e, com isso, usufruam com segurança dos estados litorâneos".

Além disso, segundo Diehl, "a cartilha é importante também para os órgãos de gestão ambiental e planejamento territorial, como as Prefeituras Municipais, na definição de políticas sustentáveis de uso e ocupação da orla".

Nomeada "Nino e Tonho em: conhecendo as dunas", a cartilha define a importância dos sistemas de dunas e sua vegetação característica. Com ela é possível saber qual a importância das dunas e da vegetação como anteparo para os avanços da maré e ressacas, estas últimas, eventos periódicos de máxima energia, muito freqüentes nas praias de Santa Catarina devido às características geomorfológicas do litoral do Estado.

A cartilha apresenta, ainda, informações técnicas sobre a decomposição de lixo, os principais impactos causados pelo homem sobre as dunas e sua vegetação, aspectos estes primordiais para o manejo correto destes importantes ambientes litorâneos. Traz ainda outras informações como definições técnicas e jurídicas, através de aspectos vigentes na legislação federal, que define estes ambientes como áreas de proteção permanente.

A cartilha também está disponível na internet. Mais informações com o professor Fernando Diehl, pelo telefone (47) 9983-6737.

Fonte: Univali

  
  

Publicado por em