Cemig lançou o Guia da Fauna do Cerrado

A Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais acaba de lançar o Guia dos Animais do Cerrado. A companhia possui o maior acervo técnico sobre flora e fauna deste bioma no Estado, resultado do trabalho de décadas de pesquisa realizadas para a elaboração de

  
  

A Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais acaba de lançar o Guia dos Animais do Cerrado. A companhia possui o maior acervo técnico sobre flora e fauna deste bioma no Estado, resultado do trabalho de décadas de pesquisa realizadas para a elaboração de inventários e relatórios de impacto ambiental necessários para a implantação de várias hidrelétricas e outras instalações elétricas nas regiões mineiras abrangidas pelo cerrado.

Com 120 páginas, ricamente ilustrado, o guia apresenta 35 animais, entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Na parte de avifauna, o guia traz informações de espécies como a arara-canindé, tucanaçu, urutau, canário-da-terra, carcará e outros.

Na parte de mamíferos, o leitor tem informações sobre o lobo-guará, onça parda, tatucanastra, o macaco-guigó e outros. Entre alguns répteis apresentados estão a cascavel, o calango e o teiú e na parte dos anfíbios a rã-de-cera e o sapo ferreiro. O guia apresenta, também, vários insetos que ocorrem no cerrado.

O Guia do Cerrado traz, ainda, informações práticas da região, como localização, principais atividades da região, temperatura média anual, origem do cerrado e dados históricos da sua ocupação pelo homem.Este é o segundo Guia do Cerrado editado pela Cemig. O primeiro, lançado em 2000, apresentou a riqueza da flora do cerrado.

A Cemig distribuiu o Guia dos Animais do Cerrado para a comunidade científica, bibliotecas e entidades ambientais. Através de um acordo com a editora responsável pela sua produção, o Guia será colocado, em breve, à venda em bancas e livrarias de todo o país.

Fonte: Cemig

  
  

Publicado por em

Elizabeth guimaraes

Elizabeth guimaraes

19/05/2010 00:25:38
Sou biologa pesquisadora de Tamanduas e Gostaria de adquirir um exemplar do livro.

Elizabeth

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

O EcoViagem é um veículo de comunicação no qual não possui relação com seus anunciantes. Caso queira mais informações gentileza, entrar em contato com a CEMIG. Agradecemos o comentário Equipe EcoViagem
Iliana Rosa

Iliana Rosa

16/12/2008 08:26:11
Gostei muito desta matéria. Acho muito importante divulgar as riquezas naturais do Cerrado. Sou Historiadora e Pedagoga, mas me interesso muito pelo assunto. Tanto que criei um Blog sobre a Fauna do Cerrado. Gostaria de saber se já encontro o Guia dos Animais do Cerrado em bancas de revista, ou qual outra forma de adquirí-lo. O endereço do Blog é: http://faunadocerrado.blogspot.com. Gostaria de saber também se será possível divulgar informações do referido Guia, no Blog ( com as devidas citações de autores e fontes, é claro!)

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Oi Iliana. Sim, pode publicar sim, sempre citando a fonte, com link. Obrigado. Equipe EcoViagem
Elder Rogerio Pamplona

Elder Rogerio Pamplona

11/12/2008 00:39:10
Achei muito bom que me comentario teve fim produtivo, gostaria se possivel receber um exemplar do guia, como disse antes estamos em um trabalho cientifico pela UFMT campi de rondonopolis onde o mesmo será de grande utilidade.
Att . Elder Rogerio Pamplona

Elder rogerio pamplona

Elder rogerio pamplona

10/10/2008 11:28:59
Sou aluno do curso de biologia da UFMT/campi Rondonopolis-MT , achei muito interessante e gostaria de receber um exemplar, pois o mesmo nos auxiliara em um levantamento de mamiferos que sera realizado na reserva do patrimonio 18GAC entre 10/2008 e 10/2010