Centro Acadêmico de Oceanografia de Santos realizará o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Centro Acadêmico de Oceanografia de Santos (CAOS), da Faculdade de Ciências Ambientais da Unimonte, estará coordenando mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - 2004, em Santos. O evento, que acontece no próximo dia 18 (sábado),

  
  

O Centro Acadêmico de Oceanografia de Santos (CAOS), da Faculdade de Ciências Ambientais da Unimonte, estará coordenando mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - 2004, em Santos.

O evento, que acontece no próximo dia 18 (sábado), a partir das 8 horas, visa conscientizar a população quanto ao consumo desnecessário de embalagens e produtos descartáveis. Além dos universitários que coordenam as atividades, o público interessado também pode participar da campanha.

O Dia Mundial da Limpeza de Praias é o maior esforço de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo. A atividade teve início há 18 anos por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana que atua em vários países, e chegou ao Brasil em 1993.

Desde 2001, a Unimonte envolve os cursos de Ocenografia e Ciências Biológicas no processo de limpeza. Alunos de Tecnologia Ambiental e Gestão Ambiental também vão participar da atividade.

No ano passado, cerca de 100 países e mais de 450 mil voluntários contribuíram com seu trabalho neste esforço mundial, limpando 28 mil quilômetros de praias e coletando proximadamente 3.775 toneladas de lixo. Cerca de 50 toneladas de lixo foram coletadas por 9.500 voluntários de 11 estados brasileiros em 2003.

Em Santos, cerca de 180 voluntários vão realizar orientação aos monitores do Programa Nossa Praia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto às barracas montadas na orla, e atuar na região de manguezal das
proximidades do Bairro Jardim São Manoel (Zona Noroeste), recolhendo, qualificando e quantificando os resíduos encontrados.

Todos os voluntários receberão kits padronizados estadualmente, que constam de garrafa de água, camiseta, luvas e sacos de lixo, patrocinados pelas empresas Transpetro, Coca-Cola e Sabesp.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimonte

  
  

Publicado por em