Cientistas acham macacos no Brasil que usam ferramentas

Pesquisadores britânicos obtiveram as primeiras evidências de macacos que usam ferramentas, de acordo com a revista Science. Cientistas de Cambridge, na Grã-Bretanha, observaram e filmaram macacos-prego (Cebus apella, também conhecido como `capuchinho`, p

  
  

Pesquisadores britânicos obtiveram as primeiras evidências de macacos que usam ferramentas, de acordo com a revista Science. Cientistas de Cambridge, na Grã-Bretanha, observaram e filmaram macacos-prego (Cebus apella, também conhecido como `capuchinho`, pela semelhança de sua pelagem com o capuz dos monges) na mata no nordeste do Brasil usando pedras para ajudá-los a obter alimentos quase diariamente.

Os pesquisadores já sabiam há algum tempo que esses animais usam ferramentas quando em cativeiro, mas observaram em poucas ocasiões a mesma prática nos macacos-prego selvagens.

Mas a mais recente descoberta confirma que o uso de ferramentas é rotineiro. Os macacos usavam ferramentas para cavar, esmagar sementes e galhos ocos e desenterrar raízes e para explorar vãos em troncos e entre rochas.

Fonte: BBC

  
  

Publicado por em