Cientistas criam óleo de cozinha que faz emagrecer

Cientistas do Canadá criaram um óleo que conseguiu fazer um grupo de homens perder peso e gordura durante uma pesquisa científica. Durante 27 dias, os voluntários do sexo masculino que experimentaram o novo óleo perderam em média meio quilo durante o

Durante 27 dias, os voluntários do sexo masculino que experimentaram o novo óleo perderam em média meio quilo durante o estudo, mesmo ingerindo a mesma quantidade de óleo que os outros, que receberam óleo de cozinha convencional. As voluntárias não se saíram tão bem: nenhuma dela perdeu peso.

Esse óleo, que está sendo chamado de `óleo funcional`, é na verdade uma mistura de vários óleos, principalmente tropicais, como o óleo de coco e o de palma (no Brasil, o azeite de dendê é um exemplo de óleo de palma), além do azeite e o do óleo de semente de linho.

Os pesquisadores da McGill School of Dietetics, em Montreal, no Canadá, disseram que sua mistura de óleos é enviada diretamente para o fígado e queimada. Óleos convencionais, no entanto, são `estocados no corpo` sob a forma de gordura.

Revistas:

O resultado do estudo foi publicado em quatro revistas científicas. O óleo foi desenvolvido pela empresa Forbes Medi- Tech, que financiou o projeto, mas ele não deve chegar aos supermercados antes que novos estudos sejam realizados.

Enquanto óleos convencionais contêm gorduras chamadas de triglicérides de `cadeia longa`, o `óleo funcional` contém triglicérides de `cadeia média`, que seriam decompostos mais facilmente.

Fonte: BBC