Clube Atlético Aramaçan realizará o III Seminário do Meio Ambiente em Santo André-SP

O Grupo Regional do Programa Atuação Responsável, formado por 10 empresas do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Cabot Brasil, Chevron Oronite, Oxicap, Oxiteno, Polibrasil, Polietilenos União, Petroquímica União, Petrobras/Refinaria de Capuava, Solvay e Unip

  
  

O Grupo Regional do Programa Atuação Responsável, formado por 10 empresas do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Cabot Brasil, Chevron Oronite, Oxicap, Oxiteno, Polibrasil, Polietilenos União, Petroquímica União, Petrobras/Refinaria de Capuava, Solvay e Unipar), realiza dia 3 de junho, das 8h30 às 13h, o III Seminário do Meio Ambiente, no Clube Atlético Aramaçan (rua São Pedro, 345, Santo André).

O encontro tem a participação do secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, com a palestra As Ações da Secretaria de Recursos Hídricos, às 9h.

Centrado no tema Meio Ambiente: Fator Estratégico de Desenvolvimento do Grande ABC, o seminário tem como objetivo mostrar que o meio ambiente é fator estratégico para a região, porque envolve a proteção dos recursos naturais e investimentos importantes.

`Para as cidades do Grande ABC meio ambiente é muito mais que proteção ambiental. É realmente um tema estratégico pois traz reflexos na economia e para o futuro de toda região`, afirma Edison Carlos, membro do Grupo de Comunicação do Pólo e gerente de Relações Institucionais da Solvay Indupa.

O seminário terá dois painéis. O primeiro, um debate sobre o tema EVOLUÇÃO AMBIENTAL NO GRANDE ABC, com Rubens Lara, presidente da Cetesb, que dará a palestra O Papel da Cetesb no Desenvolvimento Sustentável da Região, seguido por Wilson Matsumoto, diretor superintendente da PQU, que abordará `A Preservação Ambiental no Pólo Petroquímico do Grande ABC.`

Luis Antonio Brum, gerente regional da Cetesb, com a palestra Ações da Cetesb no Grande ABC, além do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, com o tema A Visão das Cidades do Grande ABC.

Wilson Matsumoto enfatizará a importância do Programa Atuação Responsável, criado para Gestão da Preservação do Meio Ambiente, Saúde e da Segurança dos Colaboradores das Indústrias. Presente em mais de 40 países, o programa é coordenado no Brasil pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

O segundo painel abordará ÁGUA DE REUSO COMO FATOR ESTRATÉGICO, com apresentação de três grandes empresas de saneamento básico do Estado de São Paulo: Semasa (Santo André), Sama (Mauá) e Sabesp (São Paulo), com participação de Giampaolo Foschini Di Donato, gerente geral da Petrobras/Refinaria de Capuava, e Jorge Rosa, diretor da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC e gerente de Projetos da PQU.

Além do Seminário do Meio Ambiente, o Grupo de Atuação Responsável promove diversas atividades de conscientização ambiental, como a campanha `Não Solte Balões`, lançada dia 10 de maio e que este ano tem o slogan Soltar Balões é Crime.

Em junho, o Grupo começará a segunda etapa da campanha nas escolas do entorno do Pólo Petroquímico, advertindo jovens, crianças e adolescentes para a importância da reciclagem, assim como da coleta seletiva de lixo. A ação reúne 27 apresentações do espetáculo lúdico Maria do Lixo, encenado pela atriz Rosana Ribeiro. Dirigidas a estudantes de 7 a 17 anos, as apresentações acontecem em escolas estaduais de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e São Paulo.

Serviço:

III Seminário do Meio Ambiente

Local – Clube Atlético Aramaçan

Endereço - Rua São Pedro, 345 – V.América - Santo André

Dia 3 de junho – 8h30.

Fonte: Companhia de Imprensa

  
  

Publicado por em