Concurso nacional de redação premia estudantes com viagem ao Pantanal

Continuam abertas as inscrições do Concurso Nacional de Redação sobre Fauna e Flora do Pantanal que vai premiar estudantes de 5as. e 6as. séries com viagem ao Pantanal. O concurso é promovido pela Embrapa Pantanal e a Embrapa Florestas, unidades da Em

  
  

Continuam abertas as inscrições do Concurso Nacional de Redação sobre Fauna e Flora do Pantanal que vai premiar estudantes de 5as. e 6as. séries com viagem ao Pantanal.

O concurso é promovido pela Embrapa Pantanal e a Embrapa Florestas, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a organização não-governamental Conservation International do Brasil.

A organização do concurso tem atendido, diariamente, escolas, professores, pais e crianças que procuram informações sobre o concurso e também sobre o Pantanal. O prazo para envio das redações termina no dia 1º de setembro de 2003. Para participar, basta escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, sobre a fauna e/ou flora do Pantanal e sua conservação.

O regulamento do concurso e o modelo sugerido do termo de responsabilidade e autorização podem ser encontrados no site da Embrapa Pantanal, Embrapa Florestas e CI-Brasil. Além do regulamento, nos sites há diversos textos sobre o Pantanal e pautas para a imprensa.

Quem não tem acesso à internet pode solicitar à Embrapa Pantanal e Embrapa Florestas o envio do regulamento por fax ou pelo correio. Basta ligar para:

- Embrapa Pantanal - (67) 233-2430 - Área de Comunicação e Negócios

- Embrapa Florestas - (41) 666-1313 - Área de Comunicação e Negócios.

O Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo e recentemente foi identificado como uma das últimas 37 Grandes Regiões Naturais da Terra, em estudo promovido pela Conservation International.

A premiação para os autores das oito melhores redação consiste em viagem para a fazenda Rio Negro com tudo pago e direito a acompanhante, em outubro desse ano. Na ocasião, os estudantes participarão de oficina sobre fauna e flora do Pantanal, ministrada por pesquisadores da Embrapa.

A Fazenda Rio Negro está localizada numa uma das mais tradicionais sub-regiões do Pantanal, denominada Nhecolândia. Esta fazenda ficou famosa no Brasil e no exterior, na década de 80, por ter sido a principal locação da novela “Pantanal”, da extinta Rede Manchete. Desde 1999, a Fazenda Rio Negro abriga uma pousada e um centro de pesquisas científicas dirigidos pela CI-Brasil.

Além dessa premiação, as 50 melhores redações vão compor um livro virtual, que será disponibilizado nos sites das instituições realizadoras do evento.

O Concurso Nacional de Redação sobre Fauna e Flora do Pantanal conta com apoio cultural do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará - Aimex, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente - Abimci e União das Entidades Florestais do Estado do Pará - Uniflor.

Fonte: Embrapa Pantanal

  
  

Publicado por em