Concurso Nacional de Redação sobre o Pantanal recebe cerca de 2800 redações

Com o objetivo de incentivar estudantes de todo o País a conhecerem melhor a fauna e flora do Pantanal, a Embrapa Pantanal, Embrapa Florestas e Conservation International do Brasil (CI-Brasil) realizaram o `Concurso Nacional de Redação Fauna e Flora do Pa

  
  

Com o objetivo de incentivar estudantes de todo o País a conhecerem melhor a fauna e flora do Pantanal, a Embrapa Pantanal, Embrapa Florestas e Conservation International do Brasil (CI-Brasil) realizaram o `Concurso Nacional de Redação Fauna e Flora do Pantanal`.

O concurso foi destinado a estudantes de 5ª e 6ª séries, com idade entre 10 e 14 anos de todo o Brasil. O prazo final para envio de redações foi 1º de setembro e o concurso contou com a participação de 2.734 estudantes de todo o Brasil que enviaram seus trabalhos. A grande quantidade de redações surpreendeu, alegrou e motivou os organizadores do concurso.

As redações passam agora por um processo de seleção, onde serão avaliadas de acordo com os quesitos estabelecidos e divulgados no regulamento do concurso. Serão selecionadas 50 redações que farão parte de um livro virtual sobre fauna e flora do Pantanal.

Além disso, os autores das oito melhores redações vão ter todas as despesas pagas para participar, no período de 20 a 24 de outubro, da Oficina de Fauna e Flora do Pantanal na Fazenda Rio Negro, de propriedade da CI-Brasil, com direito a acompanhante.O resultado do concurso será divulgado na primeira quinzena de outubro.

A idéia do concurso de redação surgiu em conversas informais sobre educação ambiental, entre a área de comunicação da Embrapa Pantanal e a equipe de pesquisadores de fauna.

O próximo passo foi a realização de parcerias com a Embrapa Florestas e CI-Brasil para viabilizar a proposta.

`Começamos a trabalhar no projeto do concurso em janeiro e estamos muito felizes em poder proporcionar aos estudantes a oportunidade de concorrer a uma oficina sobre a fauna e flora do Pantanal. Entretanto, para a Embrapa Pantanal o grande prêmio foi estimular os estudantes no envio de redações sobre a fauna e flora do Pantanal e assim contribuir para a conservação do meio ambiente local`, salientou o chefe da área de comunicação e negócios da Embrapa Pantanal, José Robson Sereno.

`Receber quase três mil redações representa um excelente resultado, pois estamos considerando também que diversas pessoas foram mobilizadas, participando no processo de pesquisa e discussão do tema na escola ou em casa.

Estamos satisfeitos por fazer tantas pessoas pensarem sobre o Pantanal e a importância de sua conservação e esperamos que um dia todos tenham a oportunidade de visitar esse bioma`, salienta Mônica Harris, Gerente do Programa Pantanal, da Conservation International do Brasil.

Para o chefe-geral da Embrapa Florestas, Vitor Afonso Hoeflich, `o projeto também mostrou o quanto estudantes, professores, pais e responsáveis se envolvem neste tipo de atividade. Recebemos centenas de ligações de escolas que estavam se mobilizando, estudantes querendo saber sobre fontes de pesquisa, pais querendo informações para incentivar seus filhos.

É realmente gratificante saber que o concurso despertou as pessoas para aprender mais sobre o Pantanal e correta utilização dos recursos naturais de nosso País`.

Outro ponto importante foi a colaboração de empresas, que viabilizaram patrocínio para a viagem. `Mais do que colaborar para o concurso, estas empresas estão ajudando a despertar nos estudantes o gosto pela pesquisa e pela escrita`, completa Hoeflich.

Patrocinam o concurso: Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará - Aimex, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente - Abimci e União das Entidades Florestais do Estado do Pará - Uniflor.

Além de receber 2.734 redações, a Embrapa e a CI-Brasil receberam voto de congratulações da Câmara Municipal de Diadema (SP), através do requerimento nº 1423/03, processo nº 1500/03, em função da iniciativa de realização do concurso. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Eliete Menezes.

`Parabenizamos a brilhante iniciativa que não se apagará da mente dos participantes e, principalmente, dos vencedores. Esse concurso fará com que os inscritos se aprofundem ainda mais no assunto, pesquisando, a fim de conhecer melhor a fauna e flora do Pantanal`, explicou a vereadora.

Diretores de muitas escolas brasileiras manifestaram seu apoio e agradecimento, ressaltando a importância da iniciativa como forma de motivar as crianças brasileiras a conhecer e pesquisar as belezas naturais de seu próprio País.

Fonte: AssCom Conservation International do Brasil

  
  

Publicado por em

Ana Paula, MT

Ana Paula, MT

18/12/2008 09:08:36
É de projetos assim que precisamos tanto para incentivar a educação como tambem a sensibilizaçao sobre o ambiente.