Conferência discutirá legislação e gestão de resíduos industriais em São Paulo

Com o objetivo de discutir tecnologias, soluções práticas, legislação e gestão de resíduos industriais, a IBC promoverá a 6a. Conferência Anual sobre o tema em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de março. Ao final do encontro, os participantes farão uma vis

  
  

Com o objetivo de discutir tecnologias, soluções práticas, legislação e gestão de resíduos industriais, a IBC promoverá a 6a. Conferência Anual sobre o tema em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de março. Ao final do encontro, os participantes farão uma visita técnica para conhecer o sistema de gerenciamento de resíduos da DaimlerChrysler, em São Bernardo do Campo (SP).

Consolidada como um dos mais importantes encontros de especialistas deste setor, a conferência terá palestras agrupadas em blocos temáticos, que contemplam aspectos relacionados à destinação de efluentes líquidos, resíduos sólidos, emissões atmosféricas, legislação ambiental, reciclagem e eco-eficiência nas empresas, bem como um debate especial sobre a revisão da Norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 10.004 que re-classifica os resíduos sólidos industrias.

Para abrir a conferência, a IBC convidou o diretor de desenvolvimento sustentável da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Romildo Campelo, que discutirá os benefícios da postura responsável diante de questões ambientais, tanto para as indústrias como para a sociedade.

No âmbito da legislação ambiental, o destaque será a discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o ponto de vista do governo, apresentado pelo deputado federal Luciano Zica (PT-SP). O correto tratamento de efluentes líquidos será ilustrado pela experiência das Cervejarias Kaiser, com seu sistema de estações de tratamento. O palestrante será o consultor de gestão ambiental da Cervejaria, João Rodrigues.

A gestão dos resíduos sólidos também será discutida por meio de casos práticos, como o da Unilever, apresentado pela gerente nacional de meio-ambiente, Juliana Nunes, e o da Cetrel, apresentado pelo coordenador de resíduos especiais, José Artur Passos. Destaque deste bloco será a participação do coordenador de meio-ambiente da Cenibra Nipo-brasileira, Alexandre Landim, que falará sobre destinação de resíduos, novas tecnologias, análise de custos e impacto ambiental, entre outros aspectos.

Outro destaque do dia 19 será o painel de debates liderado pelo pesquisador José Cláudio Junqueira, da Feam - Fundação Estadual de Meio Ambiente, que coordena o grupo de revisão da ABNT e irá discutir a reclassificação de resíduos sólidos industriais proposta pela Norma ABNT 10.004. Nesta seção, Junqueira falará sobre as principais mudanças e sobre os pontos polêmicos, entre outros assuntos.

Participam do encontro empresas como BASF, Dow Química, Copel Geração, Dupont Safety Resources e SENAI, entre outras.

No dia 20, um workshop apresentará novas tecnologias no tratamento de resíduos industriais. Os trabalhos serão coordenados pelo diretor de tecnologia do Grupo Sílex, Luiz Gilberto Lauffer. Encerrando o encontro, os participantes serão levados até São Bernardo do Campo-SP, para uma visita técnica à fábrica da DaimlerChrysler, onde verão um processo produtivo limpo, as etapas de separação, segregação e gestão de resíduos.

Ao final, conhecerão também as instalações da Estação de Tratamento de efluentes da fábrica. Os detalhes sobre a 6a. Conferência Anual de Resíduos Industriais estão no site , em que se pode fazer a inscrição on-line.

A visita técnica é exclusiva para participantes da conferência ou do workshop.

Mais detalhes na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6888.

Serviço:

6a. Conferência Anual de Resíduos Industriais Dias 18, 19 e 20 de março de 2003.

Local: Grand Hotel Mercure – Rua Joinville, 515 – São Paulo – SP

Horário: das 8h30 às 18h

Organização: IBC

Inscrições: a partir de R$ 1.990,00. Descontos para inscritos até 14 de fevereiro.

Informações: 11-3017-6888

Fonte: IBC

  
  

Publicado por em