Conferência quer fomentar a prática da Produção Mais Limpa, em São Paulo

No próximo dia 28 de maio será realizada a 2ª Conferência Municipal para a Produção Mais Limpa em São Paulo. O evento que tem como principal objetivo fomentar a prática da P+L junto às empresas de São Paulo, é uma realização da Câmara Municipal de São Pau

  
  

No próximo dia 28 de maio será realizada a 2ª Conferência Municipal para a Produção Mais Limpa em São Paulo. O evento que tem como principal objetivo fomentar a prática da P+L junto às empresas de São Paulo, é uma realização da Câmara Municipal de São Paulo e conta com o apoio de diversas instituições do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo e de empresas.

A Conferência será realizada no Auditório da Fiesp/Ciesp, na Avenida Paulista, 1313, das 8 horas às 17 horas e 30 minutos.

O Programa técnico prevê a abordagem de temas como:

- “A Produção Mais Limpa na Cidade”, com a apresentação de experiências governamentais visando contribuir para esse processo;

-“A Produção Mais Limpa na Indústria”, com a apresentação de casos de sucesso;

-“A Formação Profissional para a Produção Mais Limpa”, painel que tratará de novos cursos e experiências desenvolvidas por instituições de ensino atentas para a demanda de profissionais especializados para este novo mercado de trabalho;

-“A Cidade Saudável e a Produção Mais Limpa”, Painel que tratará de dois modernos conceitos de gestão da saúde pública e da qualidade ambiental nos centros urbanos;

-Painel “Políticas Públicas, Produção Mais Limpa e Controle Social”, Painel que fará abordagens sobre aspectos políticos, legais e sócio-ambientais envolvidos com o tema da Conferência.

A P+L no Brasil

Os Projetos de Produção Mais Limpa começaram a ser implantados no Brasil a partir de meados da década passada. Os primeiros resultados obtidos pelas empresas participantes revelam vantagens econômicas com retorno significativo em relação ao capital investido.

Em resumo, Produção Mais Limpa implica em evitar a geração de resíduos, uso sustentado de fontes de matéria prima, economia de água e energia e adoção de diversos indicadores ambientais.

Conforme informação da agência ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB, em seu site, em 1998 foram registrados 15 casos de sucesso empregando as ferramentas da P+L. Em 2002, somaram 19 casos de sucesso, nos setores industriais de bijuterias, em Limeira; i têxtil, em Americana e Santa Bárbara D’Oeste e Indústria Cerâmica, na região de Santa Gertrudes.

Produção Mais Limpa é:

-Reduzir custos de produção e aumentar a eficiência e competitividade;

-Reduzir as infrações aos padrões ambientais;

-Diminuir os riscos de acidentes ambientais;

-Melhorar as condições de saúde e segurança do trabalhador;

-Melhorar a imagem da empresa junto a consumidores, fornecedores e poder público;

-Ampliar as perspectivas do mercado (interno e externo);

-Acesso facilitado a linhas de financiamento;

-Melhor relacionamento com órgãos ambientais, com a mídia e com a comunidade.

Compilado da Publicação “Rede Brasileira de Produção Mais Limpa”

A Conferência Municipal

A 2ª Conferência Municipal para a Produção Mais Limpa – São Paulo é resultado da Resolução nº 5 de 2003 de autoria do Vereador Gilberto Natalini, PSDB, São Paulo, Capital, que dispõe sobre a realização anual da Conferência.

O vereador que é médico destaca a importância do fomento da prática da produção mais limpa dizendo que, “para cada real investido nos pátios das fábricas visando à melhoria do meio ambiente e da saúde do trabalhador, tem reflexo positivo sobre o Sistema Público dos Serviços de Saúde, implica em menos gente doente e desonera o sistema de saúde tão congestionado e deficitário”.

Para saber mais

Embora bastante recente a Produção Mais Limpa já é bastante difundida no meio empresarial brasileiro e já apresenta uma extensa produção bibliográfica sobre o assunto.

Alguns endereços na Internet para saber mais sobre o assunto:

·CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável que é Coordenador Nacional da Rede Brasileira de Produção Mais Limpa -www.cebds.com

·CNTL – Centro Nacional de Tecnologias Limpas (SENAI-RS) – Agente Técnico da Rede Brasileira de Produção Mais Limpa – www.rs.senai.br/cntl

·CETESB – www.cetesb.sp.gov.br-Mesa da Produção Mais Limpa – www.mesaproducaomaislimpa.sp.gov.br

Fundação Vanzolini – www.vanzolini.org.br/producaolimpa

Para outras informações e inscrições ligar para o telefone: (11) 3111 2255, Câmara Municipal, com Kelvia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Azapress

  
  

Publicado por em