Congresso Nordestino de Reservas Naturais Privadas acontecerá em Maceió-AL

Será realizado de 22 a 25 de Abril, na cidade de Maceió-AL, o Congresso Nordestino de Reservas Naturais Privadas, uma promoção conjunta do IESB (Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia), PRESERVA (Associação dos Proprietários de Reservas Par

  
  

Será realizado de 22 a 25 de Abril, na cidade de Maceió-AL, o Congresso Nordestino de Reservas Naturais Privadas, uma promoção conjunta do IESB (Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia), PRESERVA (Associação dos Proprietários de Reservas Particulares da Bahia e Sergipe), IPMA (Instituto para a Preservação da Mata Atlântica) e Associação Caatinga, com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

O evento reunirá mais de 70 proprietários de RPPNs do Nordeste brasileiro. RPPN é um tipo de unidade de conservação da natureza criada por decisão dos próprios donos da terra e reconhecida pelo IBAMA.

Participarão também proprietários de reservas naturais reconhecidas por órgãos estaduais, tais como as Reservas Ecológicas Particulares do Ceará, e outros produtores rurais conservacionistas.

O IBAMA também se fará presente, através dos técnicos responsáveis pelo Programa RPPNs nos nove estados da região e representantes da Diretoria de Ecossistemas. Organizações ambientalistas e universidades da região também foram convidadas.

Os temas principais a serem discutidos durante o congresso serão: instrumentos jurídicos para conservação em terras privadas; planos de manejo para RPPNs; oportunidades para projetos de seqüestro de carbono; financiamento de projetos em RPPNs; gestão participativa; relação com o poder público; e estratégias de mobilização dos proprietários.

Haverá também uma reunião entre as associações que congregam os proprietários de RPPNs de diversos estados, entre eles Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Será o maior encontro de RPPNs desde a criação desta categoria, em 1990.Durante o evento, a Feira do Patrimônio Natural permitirá aos proprietários expor os resultados de seus projetos de pesquisas, educação ambiental e ecoturismo.

No painel “RPPNs em Destaque”, haverá apresentações orais sobre as experiências de 15 reservas.O Congresso Nordestino de Reservas Naturais Privadas será realizado no Maceió Mar Hotel, na Praia da Ponta Verde, na capital alagoana.

Maiores informações pelo (73) 634 2179 .

Fonte: IESB

  
  

Publicado por em