Câmara de Curitiba mantêm veto ao PL que obrigava o uso de sacolas oxi-degradáveis

A Câmara Municipal de Curitiba manteve o veto do prefeito Beto Richa (PSDB) ao Projeto de Lei 03/07, que pretendia obrigar o comércio daquele município a trocar as sacolas plásticas por embalagens oxi-degradáveis (incorre

  
  

A Câmara Municipal de Curitiba manteve o veto do prefeito Beto Richa (PSDB) ao Projeto de Lei 03/07, que pretendia obrigar o comércio daquele município a trocar as sacolas plásticas por embalagens oxi-degradáveis (incorretamente chamadas de oxi-biodegradáveis), no prazo de um ano.

De autoria do vereador Luizão Stellfeld (PC do B) o projeto havia sido aprovado em votação simbólica na última sessão extraordinária ocorrida no primeiro semestre deste ano. De volta à Câmara, foi efetivamente vetado com 21 votos a favor e 11 contra.

Assim como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Beto Richa e a Câmara Municipal demonstraram prudência ao exigir maior rigor técnico na adoção de medidas que possam pôr em risco o meio-ambiente. A decisão está alinhada com o posicionamento da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, que defende que a melhor solução para o meio-ambiente é a coleta seletiva e reciclagem do material pós-consumo.

Ao longo dos últimos meses, a Plastivida tem levado esclarecimentos à população, formadores de opinião e autoridades, sobre os riscos oferecidos pelo uso das sacolas oxi-degradáveis.

Essas sacolas utilizam aditivos para que o plástico se torne oxi-degradável. Entretanto, ao se degradar, os plásticos não desaparecem na natureza e sim se fragmentam podendo causar riscos ambientais muito mais sérios, contaminação em rios e subsolos.

Para que aconteça a biodegradação é necessária a presença de fatores tais como oxigênio, luz, umidade, temperatura, manejo contínuo, entre outros. Portanto, afirmar que qualquer produto pelo simples fato de ser biodegradável se biodegradará em qualquer condição, até mesmo ao ar livre, é incorreto.

A Plastivida reitera seu compromisso com ética, o uso responsável dos produtos plásticos e ações que objetivam o bem-estar da população e defesa do meio-ambiente.

Fonte: Yellow Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em