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Greenpeace encerra tour de consumidores com protesto em supermercado

O Greenpeace realizou hoje uma atividade em um supermercado em São Paulo, na qual recolheu das prateleiras diversos produtos que constam da lista vermelha de seu `Guia do Consumidor - lista de produtos com ou sem transgênicos`. Os ativistas entregaram

5 de Dezembro de 2003.
Publicado por Equipe EcoViagem  

O Greenpeace realizou hoje uma atividade em um supermercado em São Paulo, na qual recolheu das prateleiras diversos produtos que constam da lista vermelha de seu `Guia do Consumidor - lista de produtos
com ou sem transgênicos`.

Os ativistas entregaram os produtos à gerência do supermercado e solicitaram a sua retirada de comercialização até que os fabricantes garantam que não utilizam matéria prima geneticamente modificada em sua fabricação.

A atividade marcou o encerramento do tour de Consumidores do Greenpeace, iniciado em Brasília no Dia Mundial da Alimentação (16/10). Como resultado da crescente pressão dos consumidores, mais três grandes indústrias de alimentos - Chocolates Pan, Nutrimental e Mabel, se comprometeram a garantir ao consumidor produtos livres de transgênicos e passaram para a lista verde do guia, que conta agora com um total de 30 indústrias de alimentos, que já oferecem esta garantia no Brasil.

`O comprometimento de mais estas três indústrias de alimentos mostra o potencial da mobilização dos consumidores. As empresas da lista vermelha, como a Danone e a Bauducco, que tiveram seus produtos recolhidos hoje, terão de adotar controle de transgênicos se não quiserem ficar em desvantagem na preferência do consumidor`, disse Gabriela Vuolo, assessora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

A Campanha de Consumidores da organização visitou capitais de seis Estados brasileiros para a realização de atividades e a promoção do site Consumidores em ação. Este site, que continuará funcionando após o encerramento do tour, possui informações básicas sobre o assunto e propostas de atividades que os consumidores podem realizar para participar e fazer com que o Brasil continue sendo um país livre de transgênicos.

`Enquanto o governo não conseguir garantir o direito à informação do consumidor, através da fiscalização da lei rotulagem pelas indústrias, o `Guia do Consumidor` continua sendo a principal referência para os consumidores que desejam evitar o consumo de transgênicos e obter informações básicas sobre o assunto`, afirmou Gabriela.

O Guia do Consumidor, que já está em sua terceira edição, é composto por duas colunas: na verde estão os produtos de empresas que garantem não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de indústrias de alimentos que não oferecem esta garantia.

Desde a publicação da última edição do Guia, em maio de 2003, foram distribuídas mais de 135.000 cópias impressas e foram realizados em torno dede 300.000 downloads no site da organização.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Greenpeace

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