Notícias > Ambiente > Consumo consciente > 

Pesquisa pretende descobrir o potencial de fibras naturais de plantas amazônicas e cubanas

A pesquisa pretende pretende revelar o potencial das fibras naturais de recursos como o matá-matá, malva da Amazônia, arumã, patixulin, buritirizeiro e henequen.

20 de Agosto de 2009.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Um projeto desenvolvido em parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Politécnico José Antônio Echeverria (ISPJAE) de Havana, em Cuba, pretende revelar o potencial das fibras naturais de recursos como o matá-matá, malva da Amazônia, arumã, patixulin, buritirizeiro e henequen.

O estudo faz parte de um protocolo de cooperação assinado entre os países em 1996, para estimular as pesquisas e o intercâmbio. Entre as vantagens apontadas pelo desenvolvimento das fibras naturais está a biodegrabilidade, segundo informações da UEA.

O projeto apóia cinco teses de doutorado da Escola Superior de Tecnologia da UEA e envolve no total 16 pesquisadores, com investimento de quase R$ 150 mil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Segundo o coordenador do Departamento de Tecnologia de Construção de Maquinarias da Faculdade de Engenharia Mecãnica (ISPJAE) e professor visitante da UEA, José Luis Valin, serão realizadas caracterizações de vários tipos de fibras naturais de forma integrada entre os dois países para a obtenção de materiais com melhores prestações e avaliações das suas propriedades.

Fonte: Ambiente Brasil

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Santos/SP propõe Lei de Controle Ambiental1ª Vitória: Pão de Açúcar, Carrefour e Wal Mart suspendem compra de carne de desmatamento na Amazônia

 

editar    editar    editar    109 visitas    0 comentários