Veja 10 dicas supersimples para deixar o seu dia-a-dia mais econômico e sustentável

Com certeza você já ouviu falar sobre sustentabilidade, mas o que significa sustentabilidade? Conheça 10 dicas para se tornar uma pessoa mais sustentável e de quebra economizar nas contas do final do mês

  
  
Etanol ou Gasolina? Em média, os biocombustíveis poluem 90% menos que os combustíveis fósseis

Sustentabilidade. Com certeza você já ouviu falar esta palavra que ganha cada vez mais espaço na mídia e, principalmente, no dia a dia das pessoas.

Mas afinal, o que é sustentabilidade? A primeira pessoa a utilizar a palavra sustentabilidade foi a ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, em 1987. Ela traduziu esta palavra como “suprir as necessidades do presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras suprirem as próprias necessidades.” E, com isso, estabeleceu um novo conceito ao mundo.

Em outras palavras, sustentabilidade é a geração atual se desenvolver de forma que as próximas gerações não sejam prejudicadas com o atual desenvolvimento.

Sustentabilidade está tão inserida no mundo atual que especialistas apontam como sendo um dos principais temas para campanhas políticas, acompanhando educação e saúde como fonte das principais promessas políticas.

Agora que já foi explicado o que realmente significa a palavra sustentabilidade, vamos dar 10 dicas simples de serem realizadas no dia-a-dia para torná-los mais sustentáveis e econômicos.

1) Motorista sustentável

A primeira dica é dar preferência ao biocombustível: o biodiesel e o etanol. Eles são, geralmente, mais econômicos e muito mais sustentáveis

O ideal é andar de transporte público, mas se esta opção não é muito viável no Brasil, então vamos amenizar a pegada ecológica. A primeira dica é dar preferência ao biocombustível: o biodiesel e o etanol. Eles são, geralmente, mais econômicos e muito mais sustentáveis, chegando a liberar até 90% menos de partículas poluidoras. Outra dica é acompanhar, no computador de bordo do veículo, o consumo de combustível momentâneo. Assim, poderá dirigir de forma mais econômica.

2) Geladeira sem desperdício
Sim, a geladeira é um grande vilão da conta de luz e do meio-ambiente quando não utilizada de forma correta. Dentro da geladeira existe um botão simples e que pode deixar a sua conta de luz um pouco mais barata, além de ajudar o meio ambiente. Nele poderá escolher a temperatura interna da geladeira. Com exceção daqueles dias de verão muito quentes, não há necessidade de deixá-la como um congelador. Administre a temperatura interior conforme a exterior. Nos dias mais quentes, deixe a geladeira com a temperatura mais baixa e nos dias mais frios, suba a temperatura. Fora isso, vale lembrar sempre aquela velha dica: pense no que vai pegar, antes de abrir a porta. O meio ambiente agradece e o seu bolso também.

Outro caso comum: o semáforo está vermelho e você acelera o carro até parar nele. Isso só serve para duas coisas, poluir o meio ambiente e fazer o tanque de combustível esvaziar mais rápido. Esta ‘mania’ de muitos motoristas é uma grande aliada dos postos de gasolina. Ser um motorista sustentável é não gastar combustível desnecessariamente e, consequentemente, ser mais prudente no trânsito.

3) Economizando água

Fechar a torneira é tão simples que muitos esquecem

Está totalmente fora de moda escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta. O ato de fechar a torneira é tão simples que muitos esquecem. Outra dica é para quem pensa em reformar o banheiro, quando for trocar o vaso sanitário, dê preferência aos modelos em que a descarga vem com o dispositivo que libera mais ou menos água, conforme a necessidade. Afinal, o ‘número um’ não precisa de tanta água quanto o ‘número dois’. Economizar água, que é um bem finito, é uma das atitudes mais importantes num dia-a-dia sustentável.

4) Ar-condicionado mais sustentável
Ficar, neste calor, num local com uma temperatura agradável não tem preço. Já neste caso, tem e custa bem caro! O ar-condicionado, no verão, e o aquecedor, no inverno, são alguns dos grandes vilões da conta de luz e de um dia-a-dia com sustentabilidade. Atualmente, quase todos os aparelhos deste estilo já vêm com um dispositivo chamado ‘timer’, que automaticamente controla a temperatura ambiente e desliga o equipamento sempre que clima ficar agradável. Caso o seu aparelho não tenha isso, faça manualmente. Desligue o ar-condicionado ou aquecedor sempre que a temperatura estiver agradável. A sua conta de luz agradece e o meio-ambiente também!

5) Economizando bateria

Usar computador, celular ou tablet, hoje em dia, é básico, mas existe uma forma simples e fácil de aumentar o tempo de duração das baterias deles

Usar computador, celular ou tablet, hoje em dia, é básico, mas existe uma forma simples e fácil de aumentar o tempo de duração das baterias deles. Basta acessar a configuração e diminuir a intensidade da luminosidade da tela, desativar o bluetooth e a internet Wi-Fi (caso não esteja usando para ler esta matéria!). Uma atitude sustentável e que irá aumentar o tempo de duração da recarga da bateria.

Outra dica é colocar em espera o computador sempre que parar de usá-lo. Nada de largá-lo ligado sem usar, mas caso não possa colocar ‘em espera’, ao menos desligue o monitor.

6) Deixe só a sustentabilidade acesa
Uma dica tão velha quanto não pensar no que comer com a porta da geladeira aberta, é apagar as luzes ao sair do local. Saiu do quarto, desligue a luz. Saiu do banheiro, desligue a luz. Basta apertar o interruptor! Já nas residências ou escritórios com muitos eletrodomésticos, também é recomendável que se desligue da tomada os equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados. Esta pequena atitude ajuda a diminuir a conta no final do mês e a ser mais sustentável.

7) Chuveiro sustentável

Lembre-se, banho não é palco de show, nada de cantar por lá! Tome banho rápido e, de preferência, desligue o chuveiro ao se ensaboar

Lembre-se, banho não é palco de show, nada de cantar por lá! Tome banho rápido e, de preferência, desligue o chuveiro ao se ensaboar. Isso vai aumentar o seu nível de sustentabilidade e diminuir a conta de luz e água! Outra dica é deixar o chuveiro no modo ‘verão’ ou ‘médio’; evite a posição ‘inverno’, pois nela o consumo de energia é bem mais elevado.

8) Casas sustentáveis
A maioria das residências e escritórios já possuem janelas que iluminam suficientemente o ambiente para não ligar a luz. Então, por que ligar a luz? Só ligue a luz quando, realmente, for necessário. Pequenas atitudes deixam o dia-a-dia bem mais sustentável! E se está pensando em reformar sua casa ou escritório, dê preferência, na obra, a janelas grandes e elementos vazados, que permitem a luminosidade passar.

9) Elevador x Escada

As escadas ajudam a diminuir aquela gordurinha localizada e a ser mais sustentável

Todo prédio tem escada, então não pense duas vezes, dê preferência a elas. As escadas ajudam a diminuir aquela gordurinha localizada e a ser mais sustentável. Se é muito cansativo subir de escada, comece descendo por ela. Com o tempo irá se acostumar e passar a optar pela escada com mais frequência.

10) Reciclagem
Quer ser mais sustentável do que reciclar algo? Sabe aquele móvel velho que está encostado em algum canto? Já pensou em deixá-lo novo gastado quase nada? Para os que gostam de colocar a mão na massa isso é um prato cheio. Diversos sites e revistas ensinam a como transformar um móvel velho em novo, de forma rápida e prática. Em sua grande maioria basta lixar e pintar com cores vivas que ele já se transformará.

Agora que viu algumas dicas de como deixar o dia-a-dia mais sustentável, siga-os por ao menos um mês. Com certeza irá economizar dinheiro e se tornará uma pessoa mais sustentável, deixando para as próximas gerações as mesmas oportunidades de desenvolvimento que você teve.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em