Criação de porcos e galinhas facilita transmissão de Leishmaniose

A criação de porcos e galinhas aumenta o risco de transmissão de Leishmaniose, doença causada pelo protozoário Leishmania e transmitida por um inseto conhecido como Mosquito-palha. Esta foi a conclusão de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz

  
  

A criação de porcos e galinhas aumenta o risco de transmissão de Leishmaniose, doença causada pelo protozoário Leishmania e transmitida por um inseto conhecido como Mosquito-palha.

Esta foi a conclusão de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada durante três anos, com um grupo de crianças e cães em uma região endêmica, no interior da Bahia.

O estudo revela que o risco de contrair Leishmaniose visceral é de duas a quatro vezes maior entre crianças que vivem em casas com criações desses animais.

De acordo com a pesquisa, apesar de apenas o cão ser reconhecido como animal doméstico hospedeiro do inseto, a criação de porcos e galinhas favorece o aumento do número do Mosquito-palha, o Flebótomo, que é o vetor do protozoário.

Segundo o estudo, com a proliferação do Mosquito-palha, cresce a possibilidade de um desses insetos virem a picar um cão infectado e transmitir a doença ao picar outros animais ou o homem.

`A presença de porcos e galinhas possibilita um aumento do número dos flebótomos porque o sangue deles funciona como fonte de alimento para esses insetos e além disso a matéria orgânica de chiqueiros e galinheiros é um terreno propício para que os flebótomos depositem seus ovos`, explica Edson Duarte, coordenador da pesquisa.

Ele disse que o estudo servirá para a orientação de programas de prevenção à doença. `Ao identificar as casas com criadores de animais como locais de maior
risco, podemos passar a estender e concentrar a borrifação de Deltametrina nestes ambientes e, além disso, orientar os moradores a manter uma certa distância destes ambientes de suas residências`.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Edval

Edval

11/07/2011 11:26:38
Gostaria de saber se é permitido criar galinhas no centro urbano?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações, favor entrar em contato com a área responsável pelo Meio-Ambiente de sua cidade. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Cesar Azevedo

Cesar Azevedo

29/03/2010 22:09:16
Gostaria de maiores informações sobre o tema, pois a solução apresentada no meu municipio foi o fim da criação de galinhas caipiras nos quintais, não existe outra solução?

Rosangela

Rosangela

20/09/2009 16:17:12
Achei muito legal, assim pude aprender o
que nao sabia. Moro no sitio, foi muito bom ler os comentarios do pesquisador. Parabéns.

Leonardo Facchinetti

Leonardo Facchinetti

20/01/2009 12:57:00
Tenho uma criação de porcos e de galinhas caipira o que devo fazer para evitar a proliferação ou a infecção e conseguir a "borrifação de Deltametrina" aguardo orientação resposta pelo meu email obrigado.

Ivone Prado Monteiro

Ivone Prado Monteiro

29/09/2008 01:31:17
Ótima a reportagem. Quero ver a foto do mosquito palha.

Larronne

Larronne

16/09/2008 14:13:16
queria dizer que os comentarios feito pelo pesquisador realmente são de grande ajuda para a tentativa de controle da proliferação da doeça. O autor está de parabéns. porém tenho uma duvida e queria perguntar ao coordenador: as galinhas adquirem a doença? existe algo publicado a respeito?