Cultura e preservação se encontram na Ecolatina

A partir de hoje, Belo Horizonte se transforma na capital da sustentabilidade e do desenvolvimento responsável. E, além de receber especialistas de 13 países para discutir energia, meio ambiente, e comprometimento empresarial, vai abrir espaço para aprese

  
  

A partir de hoje, Belo Horizonte se transforma na capital da sustentabilidade e do desenvolvimento responsável. E, além de receber especialistas de 13 países para discutir energia, meio ambiente, e comprometimento empresarial, vai abrir espaço para apresentação da cultura como parte da estratégia da ECOLATINA 2006 de promover responsabilidade social.

A 6ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social, a ECOLATINA 2006, acontece de 18 a 21/09, no Minascentro, e realiza a Ecolatina Cultural, que tem programação envolvendo música, teatro, exposição e dança. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Para marcar a estréia das atividades da conferência, o Grupo Corpo Cidadão sobe ao palco do Minascentro para uma apresentação que busca aliar cultura à conscientização ambiental. O espetáculo "Planeta Lixo", encenado pelo grupo, abordará a importância da preservação do meio ambiente e as desastrosas conseqüências das ações cometidas pelo homem.

Com trilha sonora composta por Sérgio Nogueira e Daniel Lopes, as letras das músicas chamam a atenção para a importância da água, dos animais em extinção, dos catadores de papel na reciclagem e da indiferença da sociedade em relação às condições de vida nas áreas de riscos das cidades.

O trabalho realizado pelo Corpo Cidadão é resultado das ações do projeto Sambalelê, iniciativa do Grupo Corpo, que tem como objetivo promover desenvolvimento humano de jovens provenientes de vilas e periferias de Belo Horizonte, estimulando sua autonomia e resgatando valores como ética, afeto, solidariedade e auto-estima.

Além do grupo Corpo Cidadão, a abertura da ECOLATINA 2006 contará, ainda, com a apresentação do espetáculo "Amor, vida e sentimentos", encenada pelo deficiente físico Fábio Júlio. A força de vontade e a luta constante do ser humano frente às suas limitações físicas são a tônica do espetáculo.

Ecolatina Cultural

Esculturas - As apresentações do grupo Corpo Cidadão e de Fábio Júlio integram as ações do ECOLATINA CULTURAL que promove, ainda, as exposições do artista plástico Tarcísio Ribeiro. Ele já instalou, nas praças da Liberdade e da Bandeira, grandes esculturas iluminadas, que têm como objetivo discutir o meio natural e urbano.

Música - O Afro Lata também é destaque da ECOLATINA CULTURAL. Formado por jovens da comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, o Afro Lata se especializou na produção de instrumentos derivados do lixo e se tornou uma das principais expressões do trabalho desenvolvido pelo AfroReggae na comunidade. O grupo se apresenta no dia 20, a partir das 18h30, no Minascentro.

Teatro - A programação inclui ainda a apresentação teatral do espetáculo "Aleijadinho de Ouro Preto", da companhia Miraculosa Trupe, que conta com o incentivo cultural da Companhia Vale do Rio Doce. A Miraculosa Trupe se apresenta terça e quarta-feira (dias 19 e 20). O espetáculo conta a genial e comovente história de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e será encenada nas praças da Liberdade e da Bandeira, às 13h e 16h, e no Minacentro, a partir das 18h30.

Ecolatina 2006

A ECOLATINA 2006 - 6ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social espera reunir mais de 5 mil participantes de treze diferentes países na promoção de debates e cursos sobre meio ambiente sustentável e as formas de empresas privadas e poder público se empenhar no seu desenvolvimento. Tendo como tema central "Energia e Meio Ambiente: o desafio que temos pela frente", irá debater e propor caminhos para enfrentar crises energéticas, ameaça aos recursos hídricos, desequilíbrio entre tecnologia e sustentabilidade, entre outros.

SERVIÇOS:

* Grupo Corpo Cidadão e "Amor, Vida e Sentimentos"

18/09, a partir das 18h30, no Minascentro

* Companhia Miraculosa Trupe

19 e 20/09, às 13h e 16h, nas praças da Liberdade e Bandeira, e a partir das 18h30, no Minascentro.

* Show Afro Lata

20/09, a partir das 18h30, no Minascentro.

* Esculturas Tarcísio Ribeiro

Até 11 de outubro, nas praças da Liberdade e Bandeira

Minascentro:

Avenida Augusto de Lima, 785 - Centro

Fonte: Com Voce Comunicação

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em