Convênio entre universidades brasileiras e francesas realiza curso em desenvolvimento sustentável

Duas universidades brasileiras já estão conveniadas com o ILADS- Instituto Latino-Americano Ao Desenvolvimento Sustentável, responsável pela formação da Rede UNITWIN (University Twinning and Networking) da Chaire UNESCO Culture, Tourisme, Développement

  
  

Duas universidades brasileiras já estão conveniadas com o ILADS- Instituto Latino-Americano Ao Desenvolvimento Sustentável, responsável pela formação da Rede UNITWIN (University Twinning and Networking) da Chaire UNESCO "Culture, Tourisme, Développement" na América Latina.

O convênio visa a implantação dos cursos do IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, todos adaptados à realidade do Brasil. De acordo com o ILADS, ainda restam três vagas para universidades interessadas no programa. Duas Universidades Brasileiras já estão conveniadas com o ILADS- Instituto Latino-Americano Ao Desenvolvimento Sustentável , responsável pela formação da Rede UNITWIN (University Twinning and Networking) da Chaire UNESCO "Culture, Tourisme, Développement" na América Latina.

O convênio visa a implantação dos cursos do IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, todos adaptados à realidade do Brasil. De acordo com o ILADS, ainda restam três vagas para universidades interessadas no programa.

Cada conveniada terá exclusividade em sua área de atuação , que é variável conforme a região, pelo período de cinco anos. A Coordenação Científica dos cursos no Brasil foi confiada à Universidade Tuiuti do Paraná. E as conveniadas, segundo orientação do ILADS, deverão associar-se com uma Universidade Pública de sua área de atuação, para a realização de pesquisas e elaboração de projetos de Desenvolvimento Sustentável.

Os projetos provenientes dessa parceria serão apresentados para certificação na Cadeira UNESCO e posterior apresentação aos organismos de financiamento internacionais. Inicialmente serão implantados dois cursos de Especialização Latu Sensus: "Gestão e Desenvolvimento do Turismo Sustentável" e "Hotelaria Internacional e Meio Ambiente", além de um curso de Extensão (profissionalizante) e um seminário internacional.

O público alvo é formado por órgãos de Governo Federal, Estadual e Municipal, Universidades e Profissionais de Hotelaria e Turismo. Os cursos têm dimensão internacional e receberão as chancelas do IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, da Chaire UNESCO "Culture, Tourisme, Développement" e do ILADS.

Visando a adequação dos custos à realidade brasileira, os cursos serão ministrados por professores selecionados pelas Conveniadas. A adaptação do Corpo Docente à filosofia do Desenvolvimento Sustentável será feita por mestres brasileiros e estrangeiros, treinados pelo IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne e pela Chaire UNESCO "Culture, Tourisme, Développement".

A implantação divide-se em três fases :

Fase 1- Protocolo do Convênio Universidade - ILADS no IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne.

Fase 2 - Consultoria Internacional na elaboração do projeto de implantação e na adaptação dos cursos do IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne à realidade brasileira.

- Seleção do Corpo Docente

- Quantificação, identificação e adequação da estrutura de apoio didático e técnico;

- Definição da Política de Divulgação Fase 3

- Consultoria Nacional e Internacional na: -Formação do Corpo Docente; -Elaboração do Plano de Formação Contínua do Corpo Docente; -Elaboração da Política de Pesquisa;

- Seminário internacional de adaptação dos Docentes - IREST / Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Este Seminário está planejado para realização em maio de 2003, na cidade de Porto Seguro, para as Universidades conveniadas.

Para maiores informações ,os interessados deverão entrar em contato com o escritório do ILADS, através do Fone/Fax: (41) 244-7698.

Fonte: Amazonas Press Assessoria & Comunicação

  
  

Publicado por em