Curso enfocará técnica pioneira no manejo de animais em cativeiro

O bem estar dos animais que vivem em cativeiro é uma das principais tarefas dos profissionais da FZB-BH - Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, composta pelos Jardins Zoológico e Botânico de Belo Horizonte (MG). Entre os trabalhos desenvolvidos pel

  
  

O bem estar dos animais que vivem em cativeiro é uma das principais tarefas dos profissionais da FZB-BH - Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, composta pelos Jardins Zoológico e Botânico de Belo Horizonte (MG).

Entre os trabalhos desenvolvidos pela FZB-BH está o de Condicionamento Animal, que é uma técnica no qual o animal é recompensado positivamente com alimentos, sempre que desempenha o comportamento que é pedido a ele.

Como este é um programa pioneiro no Brasil a bióloga responsável pelo projeto, Cynthia Cipreste, ministou um curso para biólogos, veterinários e outros técnicos e estudantes interessados no assunto, entre os dias 8 e 12 de setembro de 09 às 17hs com aulas práticas e teóricas no Zôo.

Segundo os realizadores do curso, entre os bichos que tem passado pelo condicionamento, merece destaque o gorila Idi. Idi começou o treinamento ainda no antigo recinto, tendo como prioridade a aproximação da treinadora com o gorila.

Hoje ele já aprendeu a apresentar partes de seu corpo como mãos, pés, boca, braços, permitindo que sejam examinados. Também está sendo condicionado a permanecer na manobra com os portões fechados sempre que é preciso ser feita alguma manutenção em seu recinto.

O Condicionamento tem por objetivo final diminuir o estresse do animal uma vez que ele aceita melhor a presença de pessoas e, interagindo com as mesmas, perde o medo de situações desconhecidas e diminui o tempo ocioso (problema muito comum em animais de cativeiro), contribuindo assim para o bem-estar do animal.

Este trabalho já é realizado com os elefantes, chimpanzés, rinoceronte e deverá se estender ao maior número possível dentre os 1000 animais do plantel.

Informações para o público em geral pelo tel: (31) 3277-7259

Fonte: Zoo-Botânica

  
  

Publicado por em