Curso Master in Business Enviromenmental Adm.do Brasil acontecerá na Faculdade Trevisan

Em mais uma ação pioneira que a caracteriza desde sua criação, a Faculdade Trevisan antecipa o futuro, lançando no País esse Curso inovador a nível mundial, voltado para a geração de profissionais que vai protagonizar um divisor de águas na história human

  
  

Em mais uma ação pioneira que a caracteriza desde sua criação, a Faculdade Trevisan antecipa o futuro, lançando no País esse Curso inovador a nível mundial, voltado para a geração de profissionais que vai protagonizar um divisor de águas na história humana: a era do planejamento e balisamento de todas as atividades levando em conta a realidade ambiental.

Para isso, o Consultor Antoninho Marmo Trevisan firmou parceria com o INEAA - Instituto Nacional de Estudos Ambientais Avançados, que reúne os principais experts em meio ambiente no Brasil, nas suas mais variadas vertentes.

Em função da excelente aceitação da idéia pelo mercado, quando de seu lançamento, no final do ano passado, a Faculdade Trevisan e o INEAA, através de intensas pesquisas e estudos, delinearam o temário, prepararam os módulos, escolheram os professores e definiram a formatação. O resultado foi a concepção de um Curso de 1º mundo, de nível internacional.

O INOVADOR MASTER IN BUSINESS ENVIRONMENTAL ADMINISTRATION

Para o Dr. Nelson Terra Barth, Presidente do INEAA e Coordenador do Curso, a idéia é inovadora, mas cada vez mais óbvia: "Se há conflitos ambientais entre todos os seres vivos que interagem e convivem no planeta Terra, é preciso Administrar o Ambiente.

O mundo moderno já não admite mais ações paleativas ou corretivas para remediar problemas. É preciso nos antecipar às coisas e administrar o mundo de forma ambientalmente correta" - acentua.

Numa visão mais administrativa, Antoninho Marmo Trevisan lembra que temos um Ativo e um Passivo Ambiental. " O Ativo, representado por todos os bens ambientais existentes no planeta. Os Passivos representam todos os danos que nós causamos no ambiente em função da produção de tudo o que os seres vivos precisam para sobreviver.

Assim, como em um balanço, os Ativos devem, na sua última linha, ter um número que corresponde ao Passivo. Se o Passivo é superior ao Ativo, há um desequilíbrio a ser corrigido." - analisa.

De fato, sem saber como administrar o ambiente até aqui, a humanidade criou um passivo enorme : só na Alemanha, o custo das correções ambientais a serem realizadas mais cedo ou mais tarde, ultrapassa os US$ 20 trilhões.

ALAVANCAGEM DA CARREIRA SEM TER QUE IR AO EXTERIOR

Tradicionalmente, a Faculdade Trevisan disponibiliza cursos de complementação para profissionais e empreendedores, incorporando os 19 anos de experiência da Trevisan Auditores, Trevisan Consultores e Total Service (Outsourcing), presentes em mais de 100 países por meio da Grant Thornton. Assim, o novo Curso proporciona, no Brasil, conhecimentos ainda restritos a poucas pessoas no mundo.

Na prática, os cursandos poderão atuar no Brasil ou no exterior em postos estratégicos das empresas mais avançadas e de categoria mundial. Trata-se de atividades 20 anos à frente do mercado convencional.

A ESTRUTURA DO CURSO MBEA

Destinado a graduados e pós graduados nas mais diversas áreas, o MBEA será ministrado de março a junho 2003, dividido em 3 módulos principais : Direito do Ambiente, Economia do Ambiente e Administração do Ambiente propriamente dita.

O planejamento prevê módulos de orientação profissional aos alunos, objetivando a oportunidade de posicionamento e reposicionamento no mercado de trabalho. Haverá discussão de "cases", utilizando-se palestras especiais e experiências concretas do mercado; visitas técnicas, abrangendo tanto matérias gerenciais quanto específicas; análises de "clipping" para a discussão do que a mídia publica sobre ambiente - e outras atividades.

PRINCIPAIS CAPÍTULOS DO PROGRAMA

Ética Ambiental - Direitos Individuais, Coletivos e Difusos - Histórico, Tendências Nacionais e Internacionais-Multidisciplinariedade e Formação de Novos Profissionais - Inter-Relações com Negócios, Economia e Administração - Síntese da Legislação Nacional Ambiental Constitucional e Infraconstitucional - Competências nos níveis Federal, Estadual e Municipal - Sistema Nacional de Meio Ambiente / Sisnama - Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente - Acordos Internacionais e sua Influência no Brasil - Tutelas Administrativa do Ambiente, Civil e Processual do Ambiente, Penal do Ambiente - Responsabilização das Pessoas Físicas e Jurídicas de Direito Privado e Público - Ambiente e Segurança do Trabalho - Ecossistemas e Biodiversidade: Conservação, Preservação e Recuperação - Água - Ar - Solo - Flora e Fauna - Ambiente Urbano - Outros Bens Ambientais: Patrimônio Cultural, Artístico e Genético, etc...

CORPO DOCENTE

Além do Presidente do INEAA, Dr. Nelson Terra Barth e do Consultor Antoninho Marmo Trevisan, o grupo de professores será formado por catedráticos e executivos dos setores administrativo e ambiental, renomados especialistas e ex-titulares de esferas governamentais; vários deles internacionamente reconhecidos. A idéia é que os alunos aprendam a partir de casos concretos, presentes no mundo dos negócios. Em sala de aulas que reproduzem o ambiente de trabalho, cada aluno tem seu laptop ligado em rede à intranet e à lousa digital do professor.

PRÉ REQUISITOS

Participar de um MBEA requer algum preparo e um mínimo de conhecimentos. Além de uma avaliação prévia, o interessado passa por uma adequação às suas expectativas sobre o MBEA e os rumos profissionais possíveis.

Devido à disponibilização de apenas 25 vagas e à complexidade do processo de admissão, os interessados devem antecipar ao máximo as suas inscrições.

SERVIÇO - 1º CURSO MASTER IN BUSINESS ENVIRONMENTAL ADMINISTRATION

Início: Março de 2003

Freqüência/Horário: Segundas e quartas-feiras – das 19h30 às 22h30

Carga horária: 120 horas, sendo 90 horas presenciais e 30 horas de atividades extras (monografia, workshop, seminários, palestras, etc.).

Local: Faculdade Trevisan - Rua Bela Cintra, 934 – São Paulo-SP

Investimento: R$ 3.000,00 pagos em até 6 parcelas, com escalas de descontos diversas.

Mais informações: Tels. (11) 3138 5200 / 3259-8074 ou pelo site .

Fonte: Faculdade Trevisan

  
  

Publicado por em