Embrapa ministrará o curso Controle Microbiano de Insetos em Brasília

De 04 a 08 de agosto a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, situada em Brasília (DF), ministrará o curso Controle Microbiano de Insetos, sob a coordenação dos pesquisadores Rose Monne

  
  

De 04 a 08 de agosto a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, situada em Brasília (DF), ministrará o curso Controle Microbiano de Insetos, sob a coordenação dos pesquisadores Rose Monnerat e Marcos Faria.

O controle microbiano está sendo cada vez mais utilizado na agricultura e no controle de mosquitos vetores de enfermidades (como o mosquito da dengue e o mosquito urbano).

O incremento dos sistemas de agricultura e pecuária orgânicas também está contribuindo para o aumento do interesse no controle das pragas usando os seus próprios inimigos naturais.

Além disso, em cultivos tradicionais como soja, algodão, hortaliças, cana-de-açúcar, frutas, eucalipto já são utilizados bioinseticidas para o controle de pragas.

O Curso tem 40 h de carga horária total, dividida em aulas teóricas e práticas e será ministrado por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, da Embrapa Cerrados e da Universidade de Brasília e aborda os aspectos principais relacionados aos microrganismos usados no controle de insetos.

Serão ministradas aulas e palestras sobre isolamento, caracterização, avaliação de patogenicidade, produção e utilização de bactérias, fungos e vírus importantes no controle biológico.As aulas práticas irão reforçar os conceitos teóricos, estando previstas práticas laboratoriais de isolamento, caracterização, cultivo e conservação de Bacillus e fungos; produção e avaliação de bioinseticidas bacterianos e fúngicos; cultura de células de insetos e infecção viral.

O curso destina-se a biólogos, engenheiros agrônomos e florestais, médicos veterinários e outros profissionais de áreas afins que busquem adquirir conhecimentos de nível intermediário sobre os assuntos que serão enfocados.

O Programa completo do curso está disponível na página eletrônica . Outras informações poderão ser obtidas no telefone (61) 448-4660.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em