Embrapa promoverá palestra sobre transgênicos em Brasília-DF

Transgenia é um assunto que vem sendo comentado constantemente, tanto por políticos que discutem sua legislação, quanto pela sociedade em geral, que em sua maioria não possui conhecimentos acerca do tema. Em busca do esclarecimento de dúvidas sobre tr

  
  

Transgenia é um assunto que vem sendo comentado constantemente, tanto por políticos que discutem sua legislação, quanto pela sociedade em geral, que em sua maioria não possui conhecimentos acerca do tema.

Em busca do esclarecimento de dúvidas sobre transgênicos e OGM`s, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promoverá amanhã, dia 26, terça-feira, às 10 horas, uma palestra intitulada `Em busca da diversidade genética`, ministrada pelo pesquisador da Unidade, Mauro Carneiro.

O palestrante fará a mesma apresentação que vem sendo proferida a deputados e ao público em geral com o objetivo de aumentar a compreensão sobre o processo de melhoramento genético de plantas, seja pelos métodos convencionais ou pela transgenia.

O objetivo do evento é demonstrar a visão histórica das transformações sofridas pelos seres vivos na natureza, contando desde o início da agricultura até o aparecimento dos transgênicos.

A palestra abordará também como a biotecnologia pode ser utilizada como ferramenta para obtenção de características e produtos de interesse para o agronegócio e para a sociedade como um todo, além da situação do mercado de sementes e de agroquímicos no mundo e as mudanças recentes motivadas pelo uso mais intenso da biotecnologia no melhoramento genético.

Segundo o pesquisador, a transgenia, que significa transferência de genes entre espécies, representou uma `quebra` das barreiras que antes eram impostas ao melhoramento genético clássico porque só podia ser desenvolvido entre espécies semelhantes.

`A engenharia genética abriu para a ciência um leque novo de possibilidades, já que permite a troca de genes entre espécies diferentes de plantas,animais e microrganismos, ressalta Mauro, lembrando que com o domínio dessa tecnologia, os cientistas deram um passo à frente na busca da diversidade genética dos seres vivos.

Na ocasião, o pesquisador Mauro Carneiro vai discutir também a questão dos transgênicos em relação às grandes corporações multinacionais - mostrando como elas atuam dentro do Brasil - à Embrapa e às pesquisas na área de biotecnologia. Outro ponto que também será tratado é a diferença existente entre organismos geneticamente modificados e transgênicos

Por ser direcionada ao público em geral, a apresentação será proferida em uma linguagem acessível, para que todos possam adquirir conhecimentos sobre o assunto.

A palestra ocorrerá no Auditório Central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que fica PqEB Final da Av. W5 Norte (em frente à Câmara Legislativa) .

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Brasília

  
  

Publicado por em