III Curso Internacional em Medicina da Conservação terá aulas expositivas e mesas redondas

Recentemente a Biologia da Conservação ganhou mais um ramo que vem contribuircom a preservação. Entre os componentes desse novo campo de estudos, a Medicina da Conservação tem despontado como um forte elemento de integração entre a conservação ambiental,

  
  

Recentemente a Biologia da Conservação ganhou mais um ramo que vem contribuircom a preservação. Entre os componentes desse novo campo de estudos, a Medicina da Conservação tem despontado como um forte elemento de integração entre a conservação ambiental, a saúde humana e a saúde dos animais selvagens.

Em todo o mundo os conceitos da Medicina da Conservação estão sendo discutidos e inseridos na conservação da biodiversidade, buscando aintegração entre a saúde das populações humanas, de animais domésticos eanimais selvagens.

A impossibilidade de dissociar os agentes patogênicos do ambiente e das diferentes espécies animais, a necessidade de intervenção em momentos críticos, ou de forma preventiva, são alguns dos pontos fundamentais na medicina da conservação.

Nos ultimos anos, O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas tem procuradoagregar pessoas e conhecimento que contribuam para a conservação das espécies ameaçadas da fauna regional. Junto aos esforços de pesquisa emcampo, a capacitação pessoal tem importante papel na conservação ambiental em nosso país.

A necessidade de profissionais médicos veterinários atuandonessa área, com uma visão crítica compatível com as realidades enecessidades brasileiras, nos incentiva a elaborar o III Curso Internacionalde Medicina da Conservação, com ênfase nos componentes de Medicina Veterinária.

O programa abordará diversos temas relacionados à medicina da conservação e será constituído de aulas expositivas, mesas redondas e exercícios teórico-práticos. As aulas expositivas serão seguidas por mesas redondas,relacionadas aos temas apresentados.

O exercício teórico-prático seráapresentado e discutido ao final do curso.Serviços Conteúdo e Programação I - Conceitos Gerais em Medicina da Conservação II - Conceitos Fundamentais de Biologia da Conservação III - Desenvolvimento Sustentável e Extensão Rura lIV - Medicina Veterinária para Conservação V - Mudanças no Clima

Público Alvo:

Médicos Veterinários e biólogos relacionados à Biologia da Conservação,alunos de graduação, pós-graduação e áreas afins.

Seleção:21 de janeiro de 2003

Mais informações: (011) 4597-1327 / (011) 9789

Fonte: IPE

  
  

Publicado por em