Instituto Oceanográfico oferecerá cursos que habilitam para navegação e ensinam a mergulhar

O Instituto Oceanográfico de Santos – IOS, instalado no Campus Ponta da Praia do Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (Santos/SP), está com inscrições abertas para cursos de Arrais Amador (Motonáutica), Mestre Amador e Mergulho Recreat

  
  

O Instituto Oceanográfico de Santos – IOS, instalado no Campus Ponta da Praia do Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (Santos/SP), está com inscrições abertas para cursos de Arrais Amador (Motonáutica), Mestre Amador e Mergulho Recreativo Básico. Os interessados devem fazer as inscrições no local, a avenida Saldanha da Gama, nº 89.

Através do curso de Arrais Amador, o participante vai aprender a navegar em águas abrigadas e pilotar lanchas, veleiros e jet-skis. Mas a grade do curso também conta com instruções teórica necessárias para os iniciantes da navegação, como conhecimentos sobre marés, balizamentos, combate a incêndio, nós e voltas, símbolos e abreviaturas de cartas náuticas, primeiros socorros, princípios de sobrevivência no meio marinho, normas básicas de segurança e legislação do tráfego aquaviário brasileiro, e outros temas.

As aulas teóricas estão marcadas para as segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22 horas, de 9 de junho a 2 de julho. Já a parte prática inclui um final de semana.

Já quem deseja habilitação para navegar em águas costeiras, a opção é o curso de Mestre Amador, onde os alunos receberão instruções sobre coordenadas geográficas, cartas náuticas, cálculo de velocidade, distância e tempo de viagem, declinação magnética, cálculo de corrente e deriva, noções de meteorologia, sobrevivência no mar e navegação por instrumentos.

O curso será realizado as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22 horas, de 10 de junho a 8 de julho. Também há aulas práticas aos fins de semana. Tanto no curso de Arrais como de Mestre Amador, o participante terá habilitação da Marinha Brasileira e a idade mínima é de 18 anos anos.

A empresa Scafo Mergulho será a responsável pelo curso de Mergulho Recreativo Básico, marcado para os dias 14 e 15 de junho (sábados e domingo), sempre das 8 às 13 horas. Os equipamentos utilizados pelos alunos serão fornecidos pela Scafo.

As aulas práticas e teóricas serão ministradas no Centro de Treinamento Monte Serrat, na rua Comendador Martins, 119. Para finalizar o curso, é necessário concluir o Check out – Aula de Mar – em 90 dias. Para isso, há pacotes de dois dias para Ubatuba, Parati e Angra dos Reis, que incluem transporte, alimentação, hospedagem e mergulhos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3261-7757.

Fonte: Ass.Imprensa UNIMONTE

  
  

Publicado por em